Leitura e escrita no campo filosófico-educacional

Autores/as

  • Nadja Hermann Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul

Resumen

O artigo apresenta a leitura na perspectiva da hermenêutica fi losófi ca, conforme a propôs Hans-Georg Gadamer (1900-2002), pelas suas possibilidades de expor como se produz o sentido daquilo que se lê, para além de uma interpretação tradicional. Situa a leitura e a compreensão de textos no horizonte da historicidade e das condições culturais, capaz de enfrentar a questão da pluralidade de sentidos. Com isso, a leitura se afasta de um ato da mera subjetividade, assim como também de uma ideia equivocada de que qualquer interpretação seria possível, para colocá-la na interação entre texto e leitor. Num segundo passo, o artigo inventaria as consequências disso para a escrita de textos fi losófi cos, bem como apresenta os diferentes tipos de escrita, que se constituíram na tradição da fi losofi a ocidental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2010-04-15

Cómo citar

Hermann, N. (2010). Leitura e escrita no campo filosófico-educacional. Revista Trama Interdisciplinar, 1(1). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/2143

Número

Sección

Artigos