Criatividade didática bússola da arte/educação não hegemônica

Didatic creativity: compass of non-hegemonic art/education

Autores/as

  • Rosa Iavelberg FEUSP

Palabras clave:

Aprendizagem compartilhada; Criatividade; Formação de professores(as); Educação Básica.

Resumen

O presente artigo trata da criatividade didática, em moldes não hegemônicos, como aspecto da formação dos futuros(as) professores(as) da Educação Básica, em disciplinas de Licenciatura em Pedagogia. Na educação contemporânea, a criatividade é um potencial humano que diferencia genuínos professores(as) daqueles executores de tarefas e repetidores de ordens externas. Refletir sobre democracia, políticas não excludentes torna-se fator determinante na prática de ensino atual. A criatividade didática, necessária à vida profissional, se desenvolve, então, a partir da formação inicial de professores(as) de arte, ela tem uma dimensão política e social nas práticas educativas. Entre outros autores que fundamentam as concepções aqui trabalhadas estão: Isabel Alarcão, Paulo Freire e Pilar Aznar Minguet. Intencionamos sublinhar a criatividade em termos contemporâneos – envolvendo os conteúdos do campo da arte – como chave da aprendizagem dos futuros professores(as), no combate à educação meramente transmissiva. Assim, professores(as) têm a possibilidade de promover a autoria e a criação nos atos de aprendizagem dos seus alunos. Compreendemos que na escola há aprendizagem quando o aluno cria conhecimento novo para si e repercute aquilo que foi aprendido na sociedade.

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Citas

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez Editora, 5ª. ed, 2007.

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Publicado

2024-05-02

Cómo citar

Iavelberg, R. (2024). Criatividade didática bússola da arte/educação não hegemônica: Didatic creativity: compass of non-hegemonic art/education. Revista Trama Interdisciplinar, 15(1), 24–34. Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/16209