Criatividade e Materialidade: prática criadora em uma disciplina da Pós-graduação
Creativity and materiality: a creative practice in a post-graduation course
Palabras clave:
Criatividade. Materialidade. Imaginação material. Mediação Afetiva. Ação criadora.Resumen
A relação entre o material e a mente é complexa e desafiadora. É necessário entender não somente as evidências da influência mútua entre eles, mas também os modos como a mente se estende, por meio do corpo, para ter contato com o material. Os objetivos do presente estudo foram: compreender a criatividade em contextos de ação e com foco em materialidades, sob o prisma de Christopher Bardt; e identificar a potencial influência dos materiais, sobre processos criativos. Participaram do estudo cinco integrantes de um grupo de pesquisa, dedicado à investigação da criatividade. Todos cursavam a disciplina Estudos Laboratoriais: criatividade e horizontalidade, oferecida no segundo semestre de 2022, no Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, da Universidade de Brasília. Para discussão do processo criativo, com base em ação mental ou imaginação sobre um material, selecionamos uma atividade prática realizada durante o curso da disciplina. A proposta previu duas etapas, um relaxamento e a criação de texto e imagem a partir de um objeto escolhido por cada participante. A análise foi construída sobre os relatos orais, as produções escritas e os desenhos elaborados pelos participantes. Os resultados indicaram que: o relaxamento pode facilitar o processo criativo; a experiência com o material ativa a memória, a imaginação e a criatividade; a materialidade muda a partir da mediação afetiva; a ação criadora sofre influência da imaginação material.
Descargas
Citas
ABRANTES, Ana; SANMARTIN, Stela Maris. Intuição e criatividade na tomada de decisões. Colaboração de David de Prado. São Paulo: Trevisan, 2017.
BARDT, Christopher. Material and mind. MA: The MIT Press, 2019.
GLÃVEANU, Vlad Petre; NEVES-PEREIRA, Mônica Souza. A psicologia cultural da criatividade. In: NEVES-PEREIRA, Mônica Souza; FLEITH, Denise de Souza (orgs.). Teorias da criatividade. Campinas: Alínea, 2020. p. 137-163.
IVCEVIC, Zorana Pringle; NUSBAUM, Emily. From having an idea to doing something with it: Self-regulation for creativity. In: KARWOWSKI, Maciej; KAUFMAN, James (ed.). The creative self. New Haven: Elsevier Inc, 2017. p. 343-365.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 1987.
PRADO, David. Manual de activación creativa. Santiago de Compostela: Centro de Estudios Creativos-Lubrican, 1987.
PRADO, David. Relajación creativa. Santiago de Compostela: Coleção Máster Internacional de Criatividade Aplicada Total, 1995.
PRADO, David; CHARAF, Martina. Relajación creativa: técnicas y claves para el entrenamiento, la competición y la práctica deportiva. Barcelona: INDE Publicaciones, 2000.
RIBEIRO, Darcy. A universidade necessária. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.
RUNCO, Mark. Creativity: theories and themes: research, development, and practice. San Diego: Academic Press, 2007.
VALSINER, Jaan. Fundamentos da psicologia cultural: mundos da mente, mundos da vida. Porto Alegre: Artmed, 2012.
VYGOTSKY, Lev Semyonovich. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução: Paulo Bezerra. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
VYGOTSKY, Lev Semyonovich. A quarta aula: a questão do meio na pedologia. Psicologia USP, São Paulo, v. 21, n.4, p. 681-70, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-65642010000400003. Acesso em: 14 fev. 2023.
ZITTOUN, Tânia; GILLESPIE, Alex. Imagination in human and cultural development. New York: Routledge, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Edileusa Borges Porto Oliveira, Stela Maris Sanmartins, Suellen Cristina Rodrigues, Kotz, Asdrúbal Borges Formiga Sobrinho, Cristiano André Hoppe Navarro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.