Abordagem triangular e gravura relacional desafios e possibilidades no ensino de arte na educação básica
Triagular Approach and Relational Engraving: challenges and possibilities for the teaching of arts in basic school
Palabras clave:
Abordagem Triangular. Estética Relacional. Gravura Relacional. Inclusão. Educação Básica.Resumen
As relações entre a Abordagem Triangular e a Gravura Relacional é o tema deste artigo. Ele tem como objetivo tecer reflexões acerca dos desafios e das possibilidades de se trabalhar a Abordagem Triangular com a Gravura Relacional, como estratégia para que o estudante seja capaz de pensar criticamente sobre a arte, exercite sua capacidade criativa, desenvolva uma alfabetização visual e estética e tenha um entendimento mais amplo da importância da arte na sua vida. Para alcançar esse objetivo, partiu-se do seguinte questionamento: Quais os desafios e as possibilidades de se trabalhar a Abordagem Triangular com a Gravura Relacional, em aulas de Arte, na Educação Básica? Para responder a essa pergunta foi feita uma pesquisa bibliográfica, baseada nos seguintes referenciais teóricos: Barbosa (2010), Abordagem Triangular; Lima (2021), Gravura Relacional; Bourriaud (2009), Estética Relacional. Os resultados alcançados evidenciam a importância de se trabalhar a Abordagem Triangular com a Gravura Relacional, por meio de aplicativos de criação de imagens, contribuindo para que a Leitura da Obra de Arte, o Fazer Artístico e a Contextualização sejam trabalhados dentro de realidades vivenciadas pelos estudantes e possam proporcionar a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) nas aulas de Arte. Sendo assim, a Abordagem Triangular e a Gravura Relacional influenciam diretamente no processo de ensino/aprendizagem em Arte, na Educação Básica, incluindo o contexto relacional, social e emocional do aluno.
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Citas
BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. A imagem no ensino de arte: anos 1980 e novos tempos. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.
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