O espectador pensa: cinema, educação e recepção fílmica em sala de aula
Palabras clave:
cinema e educação, recepção fílmica, estudos culturais, hermenêuticaResumen
Quais são as repercussões externas de uma representação construída diegeticamente? Como os filmes são compreendidos pelos espectadores? O que uma experiência de cinema é capaz de mobilizar? Por meio de uma pesquisa-ação e sob a perspectiva da Hermenêutica, dos Estudos Culturais e das teorias da percepção, que situam o receptor como sujeito ativo no processo de compreensão e comunicação, este artigo busca refletir sobre a espectatorialidade cinematográfica em sua dimensão educativa tendo como objeto a recepção do filme Através das Oliveiras (1994), do cineasta iraniano Abbas Kiarostami, a partir da experiência em sala de aula, num curso de pós-graduação em uma universidade pública. Após uma discussão introdutória e conceitual sobre as relações entre realidade e ficção e entre cinema e educação, foram analisadas as interpretações dos alunos e alunas, que revelaram o caráter ativo, imaginativo, educativo e formador da experiência cinematográfica.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Lívia do Nascimento Bombana, Rogério de Almeida
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.