Maria Bonomi: museu, ateliê e memória
Museum, Studio and Memory.
Palabras clave:
Maria Bonomi, Museu, Ateliê, Epopeia Paulista, criação-execuçãoResumen
Poucas experiências são intensas como a execução da obra de arte em ateliê coletivo. No ambiente onde a criação é transformada pelo labor, surgem negociações, imprevistos, recriações, novos diálogos e memórias. No ateliê que dá origem ao painel Epopeia Paulista, de Maria Bonomi, instalado na Estação da Luz, todos os aspectos presentes no trabalho em grupo acontecem com grande complexidade. No exercício do ateliê, a artista arrisca com conhecidos e desconhecidos o êxito de seu projeto criativo. Simultaneamente, o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, que abriga a proposta, abandona, temporariamente, seu status de espaço para contemplação para ser o lócus da criação. Desse processo, todos saíram transformados: artista, museu, obra e público.
Descargas
Citas
BONOMI, Maria. Maria Bonomi – 7 Horizontes do Homem. (Com texto de Leonor Amarante e Maria Bonomi, 1998). São Paulo, s/d.
BONOMI, Maria. Maria Bonomi – Construção de São Paulo. (Com texto de Maria Bonomi). São Paulo, s/d.
BONOMI, Maria. Maria Bonomi – Murais. (Com textos de Maria Bonomi, Radha Abramo, Sheila Leirner, Alberto Beuttenmüller e Pierry Restany). São Paulo, s/d.
BONOMI, Maria. Maria Bonomi – Residências. (Com texto de Radhá Abramo, Folha de S. Paulo, 1979). São Paulo, s/d.
CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL. Bonomi: entre a gravura e a arte pública. Brasília: CCBB, 2012.
FIORATTI, Gustavo. Artista leva ao Espaço BM&F Impressões em Placas de PVC concebidas a partir de Fragmentos da Matriz de Epopeia Paulista. Folha de S. Paulo, Folha Ilustrada E2, 24 mai. 2005.
GOUVÊA, Leila. A Paisagem Urbana Reinventada. O Estado de S. Paulo. São Paulo, 28 nov. 2004.
KATZ, Renina. Para Sentir e Compreender o Tríptico da Igreja Mãe do Salvador. In: BONOMI, Maria. Maria Bonomi – Cruz Torta – Igreja Mãe do Salvador. São Paulo, s/d.
KIYOMURA, Leila. Quando Maria Bonomi Faz Arte. Jornal da USP. São Paulo, de 7 a 13 abr. 2008, p. 20.
KLINTOWITZ, Jacob. Maria Bonomi, gravadora. São Paulo: Cultura Editores Associados, 2000.
LAUDANNA, Mayra. A Dialética: Maria Bonomi. Neuchâtel: Editions Du Griffon, s/d.
LAUDANNA, Mayra. Maria Bonomi: Da Gravura à Arte Pública. São Paulo: Imprensa Oficial/EDUSP, 2008.
LEÃO, Isabel. Uma obra a mil mãos. Jornal da USP, 19 a 25 abr. 2004.
MAISON DE L’AMÉRIQUE LATINE. Maria Bonomi. Paris: Maison de L’Amerique Latine, de 16 de maio a 22 de setembro de 2012.
MARIA BONOMI. Identikit de Medusa. São Paulo: Clube Atlético Monte Líbano, 21 de março de 1996.
NHEDO, Marcela Matos. O pensamento xilográfico na obra de Maria Bonomi. Campinas: UNICAMP, 2002 (dissertação apresentada no Instituto de Artes da UNICAM).
OLIVEIRA, Alecsandra Matias. Epopeia Paulista: A experiência do ateliê-residência no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, MIDAS [Online], 4 | 2014, posto online no dia 10 Fevereiro 2015, consultado no dia 20 Junho 2017. http://midas.revues.org/654; DOI: 10.4000/midas.654
OLIVEIRA, Alecsandra Matias. Poética da Memória: Maria Bonomi e Epopeia Paulista. São Paulo: ECA USP, 2008 (tese apresentada na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo).
RIBEIRO, Leo Gilson. Depoimento de Maria Bonomi. Ícaro – Revista de Bordo da Varig. 1986, p. 16.
SOUSA, Marcos de. e OKITA, Hiro. Epopeia Paulista na Estação da Luz. São Paulo: Mandarim Editora, 2005.
SPINELLI, João J. Infecção da Memória – Transgressões Estéticas de Maria Bonomi. In: ESPAÇO CULTURAL BM&F. Infecção da Memória: Maria Bonomi na BM&F, São Paulo: Espaço Cultural BM&F, de 24 de maio a 22 de julho de 2005.
TIRAPELI, Percival. São Paulo: Artes e Etnias. São Paulo: Editora da UNESP/Imprensa Oficial, 2007.
Sites
www.mariabonomi.com.br. Acesso em 15 mai. 2008.
Encontros. www.sescsp.org.br/sesc/revistas/revistas. Acesso em 27 jun. 2007.
BARBOUR, Ângela. Epopeia Paulista. Revista Espaço Belas Artes. www.belasartes.br/espaco/arte/arte1. Acesso em 27 jun. 2007.
www.mac.usp.br. Acesso em 25 jul. 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Alecsandra Matias de Oliveira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.