Afetividade na educação digital: como o entendimento das emoções colabora no processo de aprendizagem das diferentes gerações no ensino on-line
Português
Palabras clave:
Afetividade; Educação digital; Meio Digital; Características Geracionais.Resumen
O objetivo deste artigo é apontar como as diferentes gerações se relacionam com o meio digital na sociedade contemporânea e de que maneira isso impacta nas relações docente e discente. O estudo trará uma reflexão sobre como somos afetados por essa nova realidade virtual, o que repercute diretamente na conduta e atitude dos docentes e discentes na educação digital. O conhecimento da teoria sobre afetividade nesse contexto pode colaborar para que os envolvidos no processo de aprendizagem estejam atentos a essas características geracionais e seus diferentes modos de se relacionar com a tecnologia digital e, dessa maneira, possam contribuir para a construção de ambientes acolhedores para que alunos, com diferentes formações e vivências, atinjam seus objetivos educacionais. O estudo é feito a partir dos conceitos de Henri Wallon e de Rafael Bisquerra Alzina, para o tema afetividade, e, sobre características geracionais a partir da pesquisa dos autores Jacques, Pereira, Fernandes, Oliveira.
Descargas
Citas
ALZINA, Rafael Bisquerra. Educación emocional Y competências básicas para la vida. In Revista De Investigação Educativa, 2003 vol.21. n.1 pg. 7-43. Disponível em: https://docplayer.es/6311339-Educacion-emocional-y-competencias-basicas-para-la-vida.html Acesso julh\2019.
COELHO, Teixeira. eCultura, a utopia final. Inteligência artificial e humanidades. São Paulo: Iluminuras; Itaú Cultural, 2019.
DANTAS, Heloysa. Afetividade e a construção do sujeito na psicogenética de Wallon. In: LA TAILLE, Y, DANTAS, H., OLIVEIRA, M. K. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 24 ed. São Paulo: Summus Editorial, 1992a. p. 85-98.
AUTOR, Autora. Afetividade na educação a distância: estudo sobre a produção acadêmica científica brasileira. 141f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
AUTOR, Autora; AUTOR, Autora. Afetividade e a educação digital nas escolas. In: MARAFON, G. (Org.); TORTELLA, J. C. B. (Org.); ROCHA, M. S. P. M. L. (Org.). Escola e desenvolvimento Humano: contribuições da Psicologia da Educação. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. p. 223-240.
GALVÃO, Izabel. Expressividade e emoções segundo a perspectiva de Wallon. In: ARANTES, Valéria Amorim (org.). Afetividade na escola: alternativas teóricas e práticas. 4 ed. São Paulo: Editora Summus, 2003. p. 71-88.
GULASSA, Maria Lucia. A constituição da pessoa: os processos grupais. In: MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (orgs). A constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon. São Paulo: Edições Loyola, 2004. p. 95-118.
HENRIQUES, Francisco da Fonseca. As Paixões da Alma. In Revista Latino-americana de psicopatologia. 11 (1), março\ 2008 Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlpf/a/NVbYCnK5KLXTGnbBL6Khj9s/?lang=pt
JACQUES, Thiago de Carvalho; PEREIRA, Gilberto Braga; FERNANDES, Adriana Lopes; OLIVEIRA, Daysa Andrade. Geração Z: peculiaridades geracionais na cidade de Itabira-MG. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 9, n. 3, p. 67-85, 2015. Universidade Federal Fluminense Rio de Janeiro, Brasil. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=441742858006. Acesso em: 19 set. 2019.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora. 34, 1999.
NAÍSA, Letícia. Por que os millennials e a geração Z nunca atendem telefone. TAB, Comportamento. São Paulo: UOL, 15 out. 2019. Disponível em: https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2019/10/15/por-que-raios-os-millennials-nao-atendem-telefone.htm. Acesso em: 15 out. 2019
NIETZSCHE, F. Genealogia da Moral. São Paulo: Brasiliense, 1988.
MACHADO, Leticia Rocha; BEHAR, Patricia A. Competências necessárias para os alunos idosos na educação a distância. In. BEHAR, Patricia Alejandra (org.). Competências em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 223-236.
MAGIOLINO, Lavínia L.S. Afetividade e/na educação: sentir e expressar na experiência (est)ética - contribuições da filosofia espinosana. In Filosofia e Educação, Volume 5, Número 1, 2013.
MAHONEY, Abigail Alvarenga. Introdução. In: MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho (orgs.). Henri Wallon: psicologia e educação. 9 ed. São Paulo: Loyola, 2009. p. 9-18.
MAHONEY, Abigail Alvarenga. A constituição da pessoa: desenvolvimento e aprendizagem. In. MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (orgs). A constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon. São Paulo: Edições Loyola, 2004. p.13-24
MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho. A dimensão afetiva e o processo ensino – aprendizagem. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; ALVARENGA, Abigail (orgs.). Afetividade e aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. 4 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014. p. 15 -24.
MENDES, Daniela Barros de. Memórias afetivas: a constituição do professor na perspectiva de Henri Wallon. São Paulo: Edições Loyola, 2017
SBP - Sociedade Brasileira de Pediatria. Saúde na era digital e benefícios da natureza no desenvolvimento marcam debates no Congresso Brasileiro de Adolescência. S.l: SBP, 27 maio 2019. Disponível em: https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/saude-na-era-digital-e-beneficios-da-natureza-no-desenvolvimento-marcam-debates-no-congresso-brasileiro-de-adolescencia/. Acesso em: 15 out. 2019.
SIMÕES, L.; GOUVEIA, L. Geração Net, Web 2.0 e ensino superior. In FREITAS, E. e TUNA, S. (Orgs.) . Novos Média, Novas Gerações, Novas Formas de Comunicar. Edição especial Cadernos de Estudos mediáticos, n. 6. Edições Universidade Fernando Pessoa, 2009, p. 21-32. Disponível em: http://homepage.ufp.pt/lmbg/com/ls_cem6_09.pdf. Acesso em: 19 nov. 2019.
TASSONI, Elvira Cristina Martins; LEITE, Sergio Antônio Da Silva. Afetividade no processo de ensino-aprendizagem: as contribuições da teoria walloniana. Educação (Porto Alegre, impresso), v. 36, n. 2, p. 262-271, maio/ago. 2013. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/download/9584/9457. Acesso em: 07 abr. 2019.
WALLON, Henry. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 1968.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.