Comunicação afetiva no ambiente virtual: efetivando a aprendizagem por meio de novas habilidades sociemocionais dos educadores
portugues
Palabras clave:
Educação afetiva, Comunicação afetiva, Novas narrativas, Habilidades socioemocionaisResumen
O contexto extremamente digital e com excessos de informações pode fazer com que surjam cada vez mais questões como: déficit de atenção, fadiga, distorções de autoimagem, dificuldade em manter o foco em uma única tarefa, vivências superficiais, efêmeras ou artificialmente mediadas. Ao mesmo tempo, esse mesmo contexto digital pode trazer possibilidades de inovação, interações diferenciadas, economia de tempo, probabilidades de mais ações sustentáveis e que prezem pela liberdade e melhor qualidade de vida aos envolvidos. Para compreender os principais desafios e as melhores oportunidades sobre o ensino remoto, pretende-se analisar a opinião de 41 professores, a partir de uma enquete focada sobre as suas experiências em aulas remotas nos anos da pandemia, trazendo reflexões sobre as percepções e os sentimentos que os afetam positiva e negativamente e que impactam o aprendizado. A partir dessa análise, a ideia é entender como os profissionais da educação podem se tornar agentes ativos de transformação para uma sociedade que valoriza o desenvolvimento do conhecimento, inclusive em ambientes virtuais, ao compreender como novas narrativas da comunicação, baseadas na afetividade, podem trazer uma melhoria na educação e nos processos de retenção de conteúdos em ambiente virtuais, além de um aumento no envolvimento e na interação entre professores e alunos
Descargas
Citas
BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Brasília: Planalto, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 07 dez. 2021.
BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - Informações. Brasília: Planalto, 2021. Disponível em:
https://www.gov.br/mcti/pt-br/coronavirus/acoes-em-andamento. Acesso em: 07 dez. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 13 dez. 2021.
CASTELLI, Frank R.; SARVARY, Mark A. Why students do not turn on their video cameras during on-line classes and an equitable and inclusive plan to encourage them to do so. Ecology and Evolution, v. 11, n. 8, p. 3565–3576, 2021. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/ece3.7123. Acesso em: 07 dez. 2021.
CARDOSO, Andresa. Design de experiências de aprendizagem na prática. Rio de Janeiro: Autografia, 2020.
DEAN, Christopher. How to transform students with zoom fatigue into engaged participants. Revista Triângulo, Uberaba – MG, v. 14, n. 1, jan. / abr. 2021.
Disponível em: https://scholar.archive.org/work/wtroch637ffdzbq2a3q766k6cu/access/wayback/http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/download/5473/pdf
Acesso em: 12 dez. 2021.
DELGADO, José M. R. Emoções. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1971.
DONADON, Daniela; LEITE, Sergio Antônio da Silva. Educação de jovens e adultos: as dimensões afetivas na mediação pedagógica. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL. 2009. Disponível em: https://alb.org.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais17/txtcompletos/sem02/COLE_984.pdf. Acesso em: 07 dez. 2021.
EDMONDSON, Amy. Teaming: how organizations learn, innovate and compete in the knowledge economy. San Francisco: Jossey-Bass, 2012.
ESPINOSA, Baruch. Pensamentos Metafísicos. (1963). In: CHAUÍ, M. (org). Espinosa. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979. p. 01-40.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 38.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.
LE BRETON, David. Antropologia dos sentidos. Petrópolis: Vozes, 2016.
MARCONDES FILHO, Ciro. Princípio da razão durante: por uma teoria do acontecimento em comunicação. São Paulo: Paulus, 2008.
NASSAR, Paulo; RIBEIRO, Emiliana P. Velhas e novas narrativas. Revista Estética, n. 9, jan. / jun. 2014. Disponível em: http://200.144.182.150/estetica/index.php/artigo-6-revista-8. Acesso em: 10 dez. 2021.
QUEIROZ, Anna Carolina Muller; NASCIMENTO, Alexandre; FAUVILLE, Gerladine; LUO, Mufan; MEIRELLES, Fernando; PLANK, David N.; BAILENSON, Jeremy N.; HANCOCK, Jeff. Tradução, validação e aplicação da Escala ZEF (ZEF Scale) para avaliação da Fadiga Zoom na população brasileira. Para avaliação em SSRN - Social Science Research Network, 20 maio 2021. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3844219 . Acesso em: 10 dez. 2021.
REEVE, Johnmarshall. Motivação e emoção. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
ROSENBERG, Marshall B. Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Ágora, 2006.
SILVA, Paula Ferreira Tomaz da; BATISTA, Aline Antunes Ribeiro; TROTTA, Leonardo Monteiro. Impactos na saúde socioemocional dos educadores durante a pandemia de Covid-19. Revista Recite - Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação, v. 5, n. Especial, 2020. Disponível em: https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/134. Acesso em: 11 dez. 2021.
VÁSQUEZ, Karelia. Ver muito o rosto pelo Zoom causa dismorfia. El País, Brasil, 31 out. 2021. El País Semanal. Disponível em: https://brasil.elpais.com/eps/2021-10-30/ver-muito-o-rosto-pelo-zoom-causa-dismorfia.html. Acesso em: 10 dez. 2021.
WOLF, Carolyn Reinach. Virtual platforms are helpful tools but can add to our stress. Psychology Today, 14 maio 2020. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-desk-the-mental-health-lawyer/202005/virtual-platforms-are-helpful-tools-can-add-our-stress Acesso em: 05 dez. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.