Comunicação afetiva no ambiente virtual: efetivando a aprendizagem por meio de novas habilidades sociemocionais dos educadores

portugues

Autores/as

  • Emiliana Pomarico Aberje
  • Cynthia Sganzerla Provedel Caminho do Meio - Comunicação Interna, Cultura e Desenvolvimento Humano & Organizacional
  • Paulo Nassar Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
  • Gisele Souza Aberje https://orcid.org/

Palabras clave:

Educação afetiva, Comunicação afetiva, Novas narrativas, Habilidades socioemocionais

Resumen

O contexto extremamente digital e com excessos de informações pode fazer com que surjam cada vez mais questões como: déficit de atenção, fadiga, distorções de autoimagem, dificuldade em manter o foco em uma única tarefa, vivências superficiais, efêmeras ou artificialmente mediadas. Ao mesmo tempo, esse mesmo contexto digital pode trazer possibilidades de inovação, interações diferenciadas, economia de tempo, probabilidades de mais ações sustentáveis e que prezem pela liberdade e melhor qualidade de vida aos envolvidos. Para compreender os principais desafios e as melhores oportunidades sobre o ensino remoto, pretende-se analisar a opinião de 41 professores, a partir de uma enquete focada sobre as suas experiências em aulas remotas nos anos da pandemia, trazendo reflexões sobre as percepções e os sentimentos que os afetam positiva e negativamente e que impactam o aprendizado. A partir dessa análise, a ideia é entender como os profissionais da educação podem se tornar agentes ativos de transformação para uma sociedade que valoriza o desenvolvimento do conhecimento, inclusive em ambientes virtuais, ao compreender como novas narrativas da comunicação, baseadas na afetividade, podem trazer uma melhoria na educação e nos processos de retenção de conteúdos em ambiente virtuais, além de um aumento no envolvimento e na interação entre professores e alunos

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Emiliana Pomarico, Aberje

Doutora em Comunicação pela ECA-USP. Possui graduação em Relações Públicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2010) e tecnólogo em Produção Audiovisual pela Universidade Paulista (2008). É mestre e doutora pelo Programa de Pós-Graduação da ECA-USP (PPGCOM), tendo defendido a tese intitulada "Novas Narrativas da Comunicação em Organizações" e a dissertação intitulada "Micronarrativas como estratégia de comunicação interna". É membro do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN, da ECA-USP). Atualmente trabalha na área de Comunicação da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) como Gerente Executiva da Escola Aberje de Comunicação. Atua principalmente nos seguintes temas: comunicação organizacional, comunicação interna, relações públicas, narrativas comunicacionais, humanização, storytelling, novas narrativas, micronarrativas, memória empresarial e produção audiovisual.

Cynthia Sganzerla Provedel, Caminho do Meio - Comunicação Interna, Cultura e Desenvolvimento Humano & Organizacional

Mais de 18 anos de experiência em organizações, tais como Duratex, Sanofi, Novartis, Ericsson e GPA (Grupo Pão de Açúcar), liderando temas de Comunicação Cultura e Desenvolvimento; - Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, pós-graduada em Gestão de Comunicação Organizacional e RP pela ECA-USP e graduada em Comunicação pela ESPM; - Concebeu e publicou - em inglês/português - uma matriz de maturidade em comunicação interna, ferramenta de diagnóstico/planejamento que tem apoiado profissionais da área; - Vencedora do Prêmio Aberje 2018 na categoria "Relacionamento com Público Interno" em case transversal envolvendo Cultura Organizacional e Comunicação Interna; - Desde 2015 na Aberje, atua como professora na disciplina de Comunicação Interna no MBA em Gestão da Comunicação Empresarial, é instrutora no curso anual em "Planejamento da Comunicação Interna", instrutora no Programa Avançado em Comunicação Interna. Desde 2020, é instrutora nas "Oficinas de Escuta" e professora de cursos In-Company. É também colunista do Portal Aberje e orienta TCC de alunos do MBA; - É coautora dos livros "Comunicação em Cena", "Ensaios sobre Comunicação com Empregados" (inglês e português) e "Comunicação e estudo e práticas de Compreensão"

Paulo Nassar, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Paulo Nassar é professor titular da ECA-USP, formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Possui pós-doutorado pela IULM-Libera Universitá di Lingue e Comunicazione (Milão) e coordena o Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN - ECA / USP). É também CEO da Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Conquistou em 2012 a distinção Prêmio Atlas de Relações Públicas Internacionais de Realização Vitalícia concedido pela Sociedade de Relações Públicas da América (PRSA), prêmio que reconhece indivíduos que fizeram contribuições extraordinárias para a prática e profissão de relações públicas em escala global.

Citas

BOYES - WATSON, Carolyn; PRANIS, Kay. Circle forward: building a restorative school community. S.l.: Living Justice Press, 2015.

BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Brasília: Planalto, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 07 dez. 2021.

BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - Informações. Brasília: Planalto, 2021. Disponível em:
https://www.gov.br/mcti/pt-br/coronavirus/acoes-em-andamento. Acesso em: 07 dez. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 13 dez. 2021.

CASTELLI, Frank R.; SARVARY, Mark A. Why students do not turn on their video cameras during on-line classes and an equitable and inclusive plan to encourage them to do so. Ecology and Evolution, v. 11, n. 8, p. 3565–3576, 2021. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/ece3.7123. Acesso em: 07 dez. 2021.

CARDOSO, Andresa. Design de experiências de aprendizagem na prática. Rio de Janeiro: Autografia, 2020.

DEAN, Christopher. How to transform students with zoom fatigue into engaged participants. Revista Triângulo, Uberaba – MG, v. 14, n. 1, jan. / abr. 2021.
Disponível em: https://scholar.archive.org/work/wtroch637ffdzbq2a3q766k6cu/access/wayback/http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/download/5473/pdf
Acesso em: 12 dez. 2021.

DELGADO, José M. R. Emoções. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1971.

DONADON, Daniela; LEITE, Sergio Antônio da Silva. Educação de jovens e adultos: as dimensões afetivas na mediação pedagógica. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL. 2009. Disponível em: https://alb.org.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais17/txtcompletos/sem02/COLE_984.pdf. Acesso em: 07 dez. 2021.

EDMONDSON, Amy. Teaming: how organizations learn, innovate and compete in the knowledge economy. San Francisco: Jossey-Bass, 2012.

ESPINOSA, Baruch. Pensamentos Metafísicos. (1963). In: CHAUÍ, M. (org). Espinosa. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979. p. 01-40.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 38.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.

LE BRETON, David. Antropologia dos sentidos. Petrópolis: Vozes, 2016.

MARCONDES FILHO, Ciro. Princípio da razão durante: por uma teoria do acontecimento em comunicação. São Paulo: Paulus, 2008.

NASSAR, Paulo; RIBEIRO, Emiliana P. Velhas e novas narrativas. Revista Estética, n. 9, jan. / jun. 2014. Disponível em: http://200.144.182.150/estetica/index.php/artigo-6-revista-8. Acesso em: 10 dez. 2021.

QUEIROZ, Anna Carolina Muller; NASCIMENTO, Alexandre; FAUVILLE, Gerladine; LUO, Mufan; MEIRELLES, Fernando; PLANK, David N.; BAILENSON, Jeremy N.; HANCOCK, Jeff. Tradução, validação e aplicação da Escala ZEF (ZEF Scale) para avaliação da Fadiga Zoom na população brasileira. Para avaliação em SSRN - Social Science Research Network, 20 maio 2021. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3844219 . Acesso em: 10 dez. 2021.

REEVE, Johnmarshall. Motivação e emoção. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

ROSENBERG, Marshall B. Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Ágora, 2006.

SILVA, Paula Ferreira Tomaz da; BATISTA, Aline Antunes Ribeiro; TROTTA, Leonardo Monteiro. Impactos na saúde socioemocional dos educadores durante a pandemia de Covid-19. Revista Recite - Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação, v. 5, n. Especial, 2020. Disponível em: https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/134. Acesso em: 11 dez. 2021.

VÁSQUEZ, Karelia. Ver muito o rosto pelo Zoom causa dismorfia. El País, Brasil, 31 out. 2021. El País Semanal. Disponível em: https://brasil.elpais.com/eps/2021-10-30/ver-muito-o-rosto-pelo-zoom-causa-dismorfia.html. Acesso em: 10 dez. 2021.

WOLF, Carolyn Reinach. Virtual platforms are helpful tools but can add to our stress. Psychology Today, 14 maio 2020. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-desk-the-mental-health-lawyer/202005/virtual-platforms-are-helpful-tools-can-add-our-stress Acesso em: 05 dez. 2021.

Publicado

2022-06-23

Cómo citar

Pomarico, E., Sganzerla Provedel, C. ., Nassar, P., & Souza, G. (2022). Comunicação afetiva no ambiente virtual: efetivando a aprendizagem por meio de novas habilidades sociemocionais dos educadores: portugues. Revista Trama Interdisciplinar, 13(1), 76–93. Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/15030