Afetividade, relações interpessoais e constituição da pessoa na perspectiva de uma educadora

Autores/as

  • Laurinda Ramalho de Almeida PUC/SP

Palabras clave:

Afetividade, Relações interpessoais, Abordagem rogeriana, Psicogenética walloniana, PED/PUC – SP

Resumen

O artigo aborda como a temática afetividade foi e continua sendo estudada e pesquisada no Programa de Pós-Graduação: Psicologia da Educação – PED da PUC-SP, criado em 1969. Foi, no Brasil, o primeiro Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação e o segundo em Educação, tendo papel relevante na PUC-SP pois, a partir de sua criação, começou a organizar-se o Setor de Pós-Graduação Stricto Sensu na universidade. A trajetória da autora que assina o texto está entrelaçada com a trajetória do Programa, no qual estudou, ensina e pesquisa sobre a temática da afetividade. O artigo aborda os resultados de uma pesquisa tipo estado do conhecimento, empreendida por ocasião da comemoração dos 40 anos do PED, que possibilitou o mapeamento de 71 pesquisas (teses e dissertações) sobre afetividade, fundamentadas em diferentes abordagens teóricas, no período 1969-2009. O período posterior, 2010 a 2020, foi discutido a partir de levantamento feito pela autora, que tomou como critérios a teoria de desenvolvimento de Henri Wallon, priorizando a dimensão afetiva, em pesquisas por ela orientadas. As pesquisas evidenciam que a afetividade, como dimensão constitutiva da pessoa, não pode ficar à margem nos processos de formação para educadores. Evidenciam também o quanto a integração cognição-afetividade se faz presente na atuação do professor.

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Citas

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Publicado

2022-06-23

Cómo citar

Ramalho de Almeida, L. (2022). Afetividade, relações interpessoais e constituição da pessoa na perspectiva de uma educadora. Revista Trama Interdisciplinar, 13(1), 22–34. Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/15029