O papel do gestor no desenvolvimento de relações no Programa de Ensino Integral (PEI) na cidade de São Paulo

Autores/as

  • Rafael Barbosa Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Vera Maria Nigro de Souza Placco

Palabras clave:

Programa de Ensino Integral (PEI); Educação Pública; Educação Integral; Diretor Escolar; Gestor Escolar

Resumen

Este artigo apresenta o papel do gestor como construtor de laços entre os sujeitos que transitam no espaço escolar, laços esses que propiciam a construção de uma escola democrática e participativa. Trata-se de um recorte de uma pesquisa realizada em duas escolas públicas que desenvolvem o Programa de Ensino Integral, na cidade de São Paulo e em que participaram diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, professores e alunos. Os dados foram coletados ao longo de dois anos, com entrevistas, observação e análise documental, e a análise indica o protagonismo do diretor nesse processo. Atribui-se ao diretor o papel de articulador entre os sujeitos e os dados mostram o sucesso do processo pedagógico quando são desenvolvidas capacidades de liderança e protagonismo em todos os participantes que transitam no espaço escolar. Nesse sentido, enfatiza-se que as relações entre os profissionais da educação e os alunos, no PEI, envolvem o  atendimento às suas necessidades pedagógicas, cognitivas e afetivas, e esses sujeitos identificam que as interações que estabelecem, em diferentes momentos e espaços, mobilizam mudanças importantes proporcionadas pelo PEI, como o desenvolvimento de habilidades e atitudes de todos, viabilizando ressignificação do papel que cada um deve desempenhar, na escola, promovendo aprendizagens que passam pela valorização do espaço escolar e pelo reconhecimento das relações humanas, com importante aprendizado pessoal e do outro. Para o desenvolvimento das relações humanas e do protagonismo juvenil, o gestor precisa contar com o apoio de todos os educadores, assim como dos alunos e das famílias destes, em um trabalho coletivo e colaborativo. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANDRÉ, M. E. D. A. “Etnografia da prática escolar”. 18. ed. Campinas: Papirus, 2011.

BARBOSA, R.C. Aprendizagens e relações no tempo e espaço escolares: suas ressignificações no contexto do Programa de Ensino Integral do Estado de São Paulo (PEI). 2016. 136 p. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.

BRASIL. Planejando a Próxima Década: Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação. Ministério da Educação / Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/ SASE), 2014. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf. Acesso em: 10.09.2021.

BRASIL. LDB : Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – 4. ed. – Brasília, DF : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2020.

CAVALIERE. A.M. Escolas de Tempo Integral versus Alunos em Tempo Integral. “Em Aberto”. Brasília, v. 22, n. 80, p. 51-63, abr. 2009

CRUZ, T.; CUCONATO, G.; SÁ, E. “Relatório de Política Educacional”: dados para um debate democrático na educação. Brasília, novembro de 2018. Disponível em: www.d3e.com.br. Acesso em: 17.09.2021.

GONÇALVES, A.S. Reflexões sobre Educação Integral e Escola de Tempo Integral. Cadernos CENPEC: Educação, Cultura e Ação Comunitária. N. 2, 2º sem. 2006. (p. 15-24)

GUARÁ, I.M.F.R. É imprescindível educar integralmente. Cadernos CENPEC: Educação, Cultura e Ação Comunitária. N. 2, 2º sem. 2006. (p. 15-24)

HAGUETTE, T. M. F. “Metodologias qualitativas na sociologia”. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. “Educação escolar”: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

LÜDKE, M.; ANDRÉ; M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

PARO, V. H. “A educação, a política e a administração”: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 763-778, set./dez. 2010.

SÃO PAULO. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Diretrizes do Programa Ensino Integral. 2014. Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/726.pdf. Último acesso em: 16 jan. 2016. (2014a)

SÃO PAULO. Tutorial de Recursos Humanos Programa Ensino Integral. Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/343.pdf. Último acesso em: 16 jan. 2016. (2014b)

SÃO PAULO. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Resolução SE nº 12, de 31 de janeiro de 2012. Institui o Projeto Escola Estadual de Ensino Médio de Período Integral e estabelece diretrizes para a organização e o funcionamento das Escolas Estaduais de Ensino Médio de Período Integral de que trata a Lei Complementar nº 1.164, de 04 de janeiro de 2012, e dá providências correlatas. Disponível em: http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/12_12.HTM. Acesso em: 10.09.21.

SÃO PAULO. Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Lei Complementar nº 1.164, de 04 de janeiro de 2012. Institui o Regime de dedicação plena e integral – RDPI e a Gratificação de dedicação plena e integral – GDPI aos integrantes do quadro do Magistério em exercício nas escolas estaduais de ensino médio de período integral, e dá providências correlatas. Texto atualizado até a Lei Complementar no 1.361, de 21 de outubro de 2021. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei.complementar/2012/lei.complementar-1164-04.01.2012.html. Último acesso em: 10.09.2021. (2021)

SÃO PAULO. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Resolução SE nº 89, de 09 de dezembro de 2005. Dispõe sobre o projeto Escola de Tempo Integral. Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/lise/sislegis/detresol.asp?strAto=200512090089. Último acesso em: 16 jan. 2016.

TEIXEIRA, A. Centro Educacional Carneiro Ribeiro. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 31, n. 73, p. 78-84, jan./mar. 1959. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/issue/view/462/99. Acesso em: 20.11.21.

Publicado

2022-06-23

Cómo citar

Barbosa, R., & Nigro de Souza Placco , V. M. (2022). O papel do gestor no desenvolvimento de relações no Programa de Ensino Integral (PEI) na cidade de São Paulo. Revista Trama Interdisciplinar, 13(1), 35–55. Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/14992