Olhares distintos: a mulher com impedimento auditivo no cinema

Autores/as

  • Alessandra Furtado de Oliveira Novaes Universidade Federal Fluminense
  • Maria Cristina Barbosa Mendes Universidade Federal Fluminense
  • Ruth Maria Mariani Braz Universidade Federal Fluminense
  • Elaine Alves Leite Universidade Federal Fluminense
  • Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto UNIVERSIDADE Federal Fluminense

Palabras clave:

Libras, Cinema, Surdez, Inclusão, Ensino

Resumen

O cinema torna-se um importante colaborador ao apresentar ao discente que muitas vezes não tem a possibilidade de conhecer outros continentes e culturas, um universo novo, que transporta a sétima arte para a sala de aula. Nesse processo, professores apresentam novos conceitos e realidades e reforçam outros tantos. O presente artigo trata de uma abordagem que envolve a figura feminina, com deficiência auditiva, considerando a história da língua de sinais, suas características e importância. Esse trabalho visa a analisar como a figura feminina, de pessoas com impedimento auditivo, é abordada de forma diferente, em três filmes: “Babel”, “A Linguagem do coração” e “A forma da água”. Posteriormente, analisamos como a língua de sinais é um importante meio de comunicação legal – tanto dentro da comunidade surda, quanto entre a comunidade surda e os não-surdos. A pesquisa lançou mão de um levantamento bibliográfico, contemplado pelo estudo exploratório, a partir de uma metodologia qualitativa. Os resultados evidenciaram que o cinema segue como um importante veículo de propagação de ideias e através dele, podemos ver como a figura da pessoa com impedimento auditivo é retratada. As constantes produções de gênero dramático reforçam estereótipos de que estas pessoas são incapazes - quando devemos ter um novo olhar, que explore a potencialidade que há em cada um, com suas subjetividades. Por conseguinte, podemos concluir que cada pessoa é única em sua forma de agir: todos podem ser independentes, autônomos e devem ter suas diferenças respeitadas, inclusive no que diz respeito às singularidades linguísticas de minorias, com a valorização da comunicação plural destas com o mundo que a cerca.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alessandra Furtado de Oliveira Novaes, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cataguases (1996), possui pós graduação (Lato-Senso) em História do Brasil pela UERJ (1999), atualmente é mestranda no curso de Mestrado Profissional, em Diversidade e Inclusão, pela Universidade Federal Fluminense. Trabalhou no Curso Taurus, como professora de História, do Ensino Médio, de 1999 até 2019. É professora de História da Fundação Pública Municipal de Educação de Niterói, e professora de Geografia da Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império. Atualmente está no cargo de Diretora Adjunta, da Escola Municipal Honorina de Carvalho, em Niterói, cargo que assumiu depois das eleições do ano de 2017. http://lattes.cnpq.br/6885162252329928

Maria Cristina Barbosa Mendes, Universidade Federal Fluminense

Mestranda do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão CMPDI/UFF. Possui pós graduação em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2010) e graduação em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007). Atualmente é analista judiciário - executante de mandados - Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho. Atua na área de acessibilidade, inclusão e surdez. Membro da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRT - 1ª Região e da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-RJ 20ª Subseção. https://orcid.org/0000-0001-6924-3893

Ruth Maria Mariani Braz, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências e Biotecnologia, do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense; Reconhecido o nível pela Universidade do Minho do doutoramento em ciências da Educação e realizei o doutoramento sanduiche na Universidade do Porto. Especialista ?Lato Sensu? em Educação Física Especial (Universidade Castelo Branco). Tenho a graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro ( UFRRJ) . Sou professor docente I - Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro e professor do Curso de mestrado profissional em Diversidade e Inclusão da UFF. Atuei como coordenadora executiva do projeto Internacional Spread The Sign no Brasil e coordeno o núcleo de Inclusão Galileu Galilei. Sou orientadora de alunos do curso de Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão do Instituto de Biologia da UFF. Desenvolvo pesquisas ligada aos temas: Educação Inclusiva, Educação de Surdos, Tecnologia Assistiva, géneros; confeção de materiais didáticos adaptado, didática com o intuito de auxiliar os alunos com deficiências nas classes regulares de ensino, filosofia esta que defendo e é adotada atualmente nas instituições na qual trabalho. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, tecnologia e didática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de docentes, políticas publicas, diversidade, Interdisciplinaridade, sensibilização, adaptação e confecção de materiais didáticos e brincar.  https://www.researchgate.net/profile/Ruth-Mariani-Braz. C.V:http://lattes.cnpq.br/8386383577325343

Elaine Alves Leite, Universidade Federal Fluminense

Mestranda do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão pela UFF (2020); Especialista em Gestão e Implantação da Educação a Distância pela UFF (2017); Especialista em Letras: Português e Literatura pela Faculdade Internacional Signorelli (2014); Dinamizadora dos novos Critérios de Correção das Produções Textuais da Rede Municipal do Rio de Janeiro (2017); Participação de Bancas de Correção de certames, a nível nacional, que tratam de provas discursivas; Mediadora presencial do Consórcio CEDERJ/CECIERJ, do curso de Pedagogia/ UERJ, mediando as disciplinas de: Língua Portuguesa Instrumental, Língua Portuguesa na Educação 1, Língua Portuguesa na Educação 2 e Literatura na Formação do Leitor (2011- 2020); Diretora Adjunta da Escola Municipal Professora Maria Guilhermina Alves Portilho, da Rede Municipal do Rio de Janeiro (2018-2020); Coordenadora pedagógica da Escola Municipal Ginásio Medalhista Olímpico Thiago Braz da Silva, da Rede Municipal do Rio de Janeiro (2017- 2018); Diretora adjunta da Creche Municipal Vovô Benta, da Rede Municipal do Rio de Janeiro (2016); Professora de Língua Portuguesa no Município de Itaguaí (2012-2020); Professora de Língua Francesa na Wizzard (2011-2012). Possui licenciatura e bacharelado em Letras: Português/ Francês/ Literaturas pela UERJ (2010) e licenciatura em Letras/ Inglês pela Universidade Estácio de Sá (em curso).

Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto, UNIVERSIDADE Federal Fluminense

Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense UFF. Vice Coordenador do Programa de Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inclusão da UFF. Líder do grupo de pesquisa CNPq: Tecnologias Computacionais no ensino e aprendizagem na ótica da Diversidade, Inclusão e Inovação. É professor convidado no Programa de Mestrado em TICs na Universidade Tecnológica do Panamá. Possui graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1987), Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE-Sistemas (1995) e Doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atuou como professor Titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos de 1990 a 2013, - Fez parte do comitê editorial da Revista Brasileira de Informática na Educação (1414-5685) . Passou de Abril de 2013 a Novembro de 2013 como Professor Visitante no DCC-UFMG. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Diversidade e Inclusão, Educação a Distância, Informática na Educação e engenharia de software aplicada a educação.

Citas

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALBRES, Neiva de Aquino. História da língua de sinais em Campo Grande – MS. Petrópolis: ARARA AZUL, 2005
ALBUQUERQUE, M.A. de (2008) A pessoa com deficiência e suas representações no cinema brasileiro. 84 f. Dissertação(Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

ALMEIDA, M.P.D.; ALMEIDA, M. E. História de LIBRAS: característica e sua estrutura. Revista Philologus, Rio de Janeiro, nº54, p.315-327, 2012. Disponível em: <https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/41082577/031.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1504031838&Signature=Z8gofQtPvoLwkHqAZQOj1JCqzhU%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DHistoria_de_Libras_caracteristicas_e_sua.pdf>. Acesso em: 30 marc. 2021.

AMARAL, Matheus Henrique do; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar, Análise de Obras cinematográficas para compreender as concepções de professores sobre o aluno com deficiência, Ver. Bras. Ed. Esp., Marília, v.22, n.4, p.511-526, Out-Dez, 2016

AMARAL, Matheus Henrique do; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar, Deficiência e linguagem cinematográfica. Journal of Research in Special Educational Needs – V. 16, Ns1 – 2016; 351-354

BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília, DF: Coordenadoria Nacional para a integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 1994.

CARVALHO, P. V., Breve História dos surdos no mundo e em Portugal. Lisboa, UK: Cambrigge University Press, 2007, p: 05-35

CARVALHO, P. V, Herança do Abade de L`Épée na viragem do século XVIII para o século XIX. Lisboa, Editora: The Factory , 2013, p: 9-69

COSTA, Flávia Cesarino. As ruidosas mulheres do cinema silencioso. Em: Holanda, Karla. (Org.). Mulheres de cinema. 1ed.Rio de Janeiro. Numa. 2019.v. 1, p. 19-36.

DIZEU, L. C. T. B.; CAPORALLI, S. A. A língua de sinais constituindo o surdo como sujeito. Educ. Soc., Campinas, v. 26, n. 91, p. 583-597, 2005.

FARIA, Marina Dias de; Casotti, Letícia Moreira, Representações e estereótipos das pessoas com deficiências como consumidoras: o drama dos personagens com deficiência em telenovelas brasileiras, Cap.2 Revista Organizações & Sociedade,v.21, n.70, July/Sept, 2014.

LACERDA, Cristina B.F. de. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdos. Cad. CEDES [online]. 1998, vol.19, n.46 [citado 2021-03-31], pp.68-80. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000300007&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 1678-7110. https://doi.org/10.1590/S0101-32621998000300007.

LARRUSCAIN, Ida Ourica dos Santos; OLIVEIRA, Maria Angélica Figueiredo. O cinema como ferramenta de auxílio no processo ensino-aprendizagem? Manacial, Repositório digital da UFSM, 2011/2017.

MARIANI, R ; Libras - A construção e a divulgação dos conceitos científicos sobre o ensino de ciências e biotecnologia: integração internacional de um dicionário científico online; Tese de doutorado do curso de Ciências e Biotecnologia da Universidade Federal Fluminense, Niteroi, 2014, p.1-136.

OLIVEIRA, Bernardo Jeferson de. Cinema e imaginário científico, História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v.13 (suplemento), p. 133-50, outubro 2006.

SAUSSURE, F. de. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 1987.

UZAN, A. J. S; OLIVEIRA, M. R. T; LEON, I. A importância da língua brasileira de sinais – (Libras) como língua materna no contexto da escola do ensino fundamental. XII Encontro Latino-americano de Iniciação Científica e VIII Encontro Latino-americano de Pós-Graduação–Universidade do Vale do Paraíba, 2008.

VYGOTSKY, L.S. Concrete human psychology. Soviet Psychology, v. 27, n. 2, p. 53-77, 1989

Filmografia.
A forma da água - 2017 / 2h 03min / Fantasia, Drama, Romance. Direção: Guillermo del Toro

A linguagem do coração - 2014 / 2h 15min / Drama, Biografia. Direção: Jean-Pierre Améris

Babel - 2007 / 2h 15min / Drama, Suspense. Direção: Alejandro González Iñárritu

Publicado

2021-12-10

Cómo citar

Furtado de Oliveira Novaes, A. ., Barbosa Mendes, M. C., Mariani Braz, R. M., Alves Leite, E., & Coelho da Silva Pinto, S. C. (2021). Olhares distintos: a mulher com impedimento auditivo no cinema. Revista Trama Interdisciplinar, 12(2), 125–137. Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/14634

Artículos más leídos del mismo autor/a