A crítica de cinema e os índices de recepção no interior da película La Chinoise (A Chinesa, 1967) de Jean-Luc Godard

Autores/as

  • Jailson Dias Carvalho Doutor em História pela UFU e professor da rede estadual de ensino de Uberlândia

Palabras clave:

Recepção – Cinema Novo – La Chinoise – Jean-Luc Godard - Brinquedo

Resumen

Um dos princípios básicos da estética da recepção assegura que uma obra é o resultado da convergência do texto e de sua recepção, sendo que ela não pode ser apreendida senão em suas “concretizações” (assimilações) históricas sucessivas dos leitores (JAUSS, 1978, p. 246). De acordo com esse princípio, o alcance de uma obra leva em conta o efeito determinado pelo texto e a recepção movimentada pelo destinatário do texto. Dessa forma, o nosso objetivo foi observar qual foi o sentido que a recepção godardiana alcançou ou adquiriu entre cineastas do cinema novo e demais críticos cinematográficos, tendo em vista observar quais aspectos da obra La Chinoise foram relevantes para os críticos. Outrossim, a obra fílmica do cineasta francês congrega, da mesma forma, índices de recepção (o brinquedo) que permitem ou auxiliam a “entrada” na fita, por parte dos espectadores, ao forjar determinadas pistas ou mecanismos que são comuns entre eles em algumas sequências da fita.

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Publicado

2021-12-10

Cómo citar

Dias Carvalho, J. (2021). A crítica de cinema e os índices de recepção no interior da película La Chinoise (A Chinesa, 1967) de Jean-Luc Godard. Revista Trama Interdisciplinar, 12(2), 67–89. Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/13892