Encontro e desencontros na passagem da educação infantil para o ensino fundamental

Autores/as

  • Kelen A. Galvão Pinheiro UFMT
  • Filomena Maria de Arruda Monteiro ufmt

Palabras clave:

Palavras chaves: Infância; Criança; Vivencias; Experiências; Passagem da educação infantil para o ensino fundamental,

Resumen

Artigo resultante de pesquisa de cunho teórico, no qual se analisa a passagem das crianças da educação infantil para o ensino fundamental. Objetiva-se expandir a compreensão principalmente dos conceitos de infância, criança dentre outros referenciados pela educação infantil para o ensino fundamental. Na atual conjuntura, é imprescindível que se pense e reflita sobre o que para nós é a infância, a criança e seu papel transformador no mundo que enfrenta. Concomitante trataremos do que os documentos legais dizem sobre isso e qual é o lugar da infância nos primeiros anos do ensino fundamental. Convidamos o leitor a lançar um novo olhar sobre a infância e as ações que a mesma nos permite realizar. Nos embasam no estudo autores como, Richter (2008), Peripolli (2018), Corsaro (2011), Kramer (2006), Bueno (2018), BNCC, (2018), Oliveira-Formosinho (2008) entre outros.  

 

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ABRAMOWICZ, A. A pesquisa com crianças em infâncias e a sociologia da infancia. FARIA, A. L. G., FINCO, D. (orgs). Sociologia da Infância no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2011 – (Coleção Polêmicas do nosso tempo;102)

ARIÈS, P. História Social da Criança e da Família. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

BRASIL, Base Nacional Comum Curricular/ Documento Referencial de Mato Grosso para a Educação Infantil; 2018. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1e5kVi-RChfo5Zrt0r_Zf6SdIiQ3YgIlL/view. acesso em 25 de julho de 2020.

_________. Base Nacional Comum Curricular/ Documento Referencial de Mato Grosso para os Anos Iniciais; 2018. Disponível em https://drive.google.com/file/d/1z9YmiOlRBNYVpExIK6yfACoA99wvK-cW/view acesso em 25 de julho de 2020.

_______. Resolução CNE/CEB nº5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.

_______. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providencias. Diário Oficial da Republica Federativa do Brasil, Brasilia, DF, 16 de julho de 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069compilado.htm. Acesso em 23 de julho de 2020.

_______. Lei n° 11.274/06, de 06 de fevereiro de 2006. Altera a redação dos artigos. 29, 30, 32 e 87 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade. Presidência da República, Casa Civil, Sub-Chefia para Assuntos Jurídicos, 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11274.htm. Acesso em 20 de julho de 2020.

________. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.

_______. Parecer CNE/CEB nº 24/04, de 15 de setembro de 2004. Estudos visando ao estabelecimento de normas nacionais para a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos de duração.

BUENO, M.C. No chão da escola: por uma infância que voa. Cachoeira Paulista, SP: Editora Passarinho, 2018.

CORAZZA, S.M. Infância e educação – era uma vez – quer que conte outra vez? Petrópolis: Vozes, 2002.

CORSARO, W.A. Sociologia da Infancia. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <www.ibge.gov.br/>. Acesso em: 23 jul/2020.

KRAMER, S. A politica do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. 8. Ed. São Paulo: Cortez, 2006.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. Escutar as vozes das crianças como meio de (re) construção de conhecimento acerca da infância: algumas implicações metodológicas. In: _________. (Org). A escola vista pelas crianças. Porto: Porto Editora, 2008.

PERIPOLLI, O.J., PASUCH, J., ZOIA, A. (orgs) Infâncias na diversidade latino-americana. Curitiba: CVR, 2018.


RICHTER, S. Criança e pintura: ação e paixão do conhecer. Porto Alegre: Editora Mdiação, 2008.

RODRIGUES, S. A.; BORGES, T.F.; SILVA, A. S. “Com olhos de criança” a metodologia de pesquisa com crianças pequenas no cenário brasileiro. Nuances: estudos sobre Educação. Presidente Prudente-SP, v. 25, n. 2, p.270-290, maio/ago. 2014. Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3188. Acesso em 22 de julho de 2020.

Publicado

2021-04-16

Cómo citar

A. Galvão Pinheiro, K., & de Arruda Monteiro, F. M. . (2021). Encontro e desencontros na passagem da educação infantil para o ensino fundamental. Revista Trama Interdisciplinar, 11(1), 31–45. Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/13851