As festas juninas em tempo de pandemia:
interação e brincadeiras na Educação Infantil
Palabras clave:
Festa Junina. Educação Infantil. Interação. Brincadeiras. Pandemia.Resumen
Objetiva refletir sobre as atividades práticas alinhadas aos eixos integradores interação e brincadeiras inerentes às festas juninas na Educação Infantil, em tempo de pandemia. Busca no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES subsídios teóricos, a fim de entender o panorama científico a respeito das festas juninas, e aborda o contexto significativo da Legislação na Educação Infantil que trouxesse aportes para dialogá-lo no espaço escolar restrito pelo distanciamento social. Além disso, traz algumas reflexões sobre práticas ajustadas presentes em algumas publicações aleatórias da rede social Facebook, para atender problemáticas que cercam o contexto de afastamento das crianças, em especial as da Educação Infantil, da escola, em um período de festividade já caracterizado e instituído no calendário escolar de muitas unidades públicas e privadas. Opta pela pesquisa bibliográfica, com as abordagens metodológicas quantitativa e qualitativa, respectivamente, com o propósito de verificar o número de trabalhos encontrados e as referências epistemológicas; resulta em 15 registros totais com a busca por “festas juninas”. Desses registros, foram encontrados oito títulos com o recorte do rastreio inicial, dois sem a divulgação autorizada do trabalho. Ressaltam-se as seguintes temáticas: função cultural, religiosa, política e econômica da Festa Junina; eixos integradores da Educação Infantil: interação e brincadeira; isolamento social.
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Citas
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