Cultura como "necessidade formativa docente"
Palabras clave:
Cultura. Formação de professores, Formação cultural de professores, Necessidade formativa docente.Resumen
O artigo tem como foco as relações entre cultura e formação de professores, ao analisar sob que condições o acesso aos bens culturais se configura, hoje, como uma “necessidade formativa docente”. Discute, igualmente, de que modo essa suposta “necessidade” aparece construída em uma trama discursiva que orienta a formação do professor. Os movimentos teórico-metodológicos compreenderam a revisão de dados históricos, em uma perspectiva de inspiração genealógica, aliada à análise foucaultiana do discurso. Os estudos desenvolvidos, por sua vez, apontam para o fato de que a especial atenção dada à formação cultural de professores só é possível pelo fato de esse discurso, atualmente, multiplicar-se em diferentes espaços de enunciação, dentre os quais privilegiou-se, na análise, as pesquisas acadêmicas na área. Essa evidência, em particular, compõe uma dicursividade que, embora não homogênea, opera a favor da legitimação da ideia de um professor que “deve” formar-se culturalmente.
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