Investigar em Pedagogia Social – razões, oportunidades e desafios
Abstract
Partindo do entendimento de que a forma como se produz conhecimento numa determinada disciplina constitui parte integrante da respetiva identidade científica, requerendo, como tal, a reflexão sobre referenciais concetuais e metodológicos próprios, este texto pretende evidenciar as razões, as oportunidades e os desafios da investigação em Pedagogia Social na atualidade. Conforme tentaremos fundamentar, falar de Pedagogia Social significa ter presente que estamos perante uma ciência da educação relevante e específica, apoiada numa racionalidade dinâmica e dialógica que, desde logo, convoca o poder de autora dos sujeitos, justificando neste caso a pertinência de abordagens focadas no pensamento prático dos pedagogos sociais, enquanto profissionais sensíveis, autónomos e reflexivos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.