Valores-raízes necessários ao trabalho cotidiano do(a) educador(a) social: reflexões a partir do pensamento de Paulo Freire

Authors

  • Rafael Domingues da Silva Universidade de São Paulo - USP.

Keywords:

educador social, amor, utopia, transformação, diálogo.

Abstract

O educador Paulo Freire afirma não é possível viver sem sonho. Por outro lado, afirma que é preciso lutar para se obter um mínimo de transformação. Freire nunca utilizou o termo educador social em seus trabalhos. Todavia, pode-se encontrar no livro Educação e Mudança, especificamente o terceiro capitulo, de título ‘o papel do trabalhador social no processo de mudança’, obra publicada pela primeira vez no Brasil em 1979. Ao se fazer a leitura do capítulo mencionado, descobrimos a semente teórica e metodológica da Pedagogia social brasileira. Além disso, a Pedagogia social no país é, em grande parte, tributária do pensamento de Paulo Freire. Nos últimos anos esta influência tem renovado os debates a cerca do tema a nível nacional e internacional, com destaque na Europa. O objetivo deste artigo é destacar e analisar criticamente alguns valores localizados na produção educacional e filosófica de Freire. Tais valores foram nomeados pelo autor deste texto de valores-raízes, pois compreendemos que estes são fundamentais, alicerçadores da prática da educação libertadora. Seguindo este raciocínio, tais valores-raízes também estão intrinsecamente conectados com o trabalho do (a) educador (a) social no processo de mudança, a partir do momento em que este trabalhador social está comprometido com a construção de outra sociedade verdadeiramente democrática e menos desigual.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rafael Domingues da Silva, Universidade de São Paulo - USP.

Aluno do Curso de Doutorado em Educação pela  Universidade de São Paulo  - USP.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2014).

Graduado em História pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2011).

Published

2017-09-01

How to Cite

Domingues da Silva, R. (2017). Valores-raízes necessários ao trabalho cotidiano do(a) educador(a) social: reflexões a partir do pensamento de Paulo Freire. Revista Trama Interdisciplinar, 8(1). Retrieved from http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/9720