Jogo de papéis em epaços escolares: linguagem, sentidos e significados
Keywords:
Jogo de Papéis, Linguagem, Sentidos e SignificadosAbstract
JOGO DE PAPÉIS EM ESPAÇOS ESCOLARES: LINGUAGEM, SENTIDOS E SIGNIFICADOS[1]
Este estudo faz parte de pesquisa de doutorado e focaliza a relação jogo de papeis e linguagem. Tem por objetivo encontrar indícios denotativos da objetivação dos sentidos e significados apropriados pelas crianças nessa atividade. A hipótese é a de que a linguagem regula e contribui para o processo de complexificação desse fazer humano e possibilita um entendimento do processo de construção dos sentidos e significados por parte dos sujeitos a partir de suas vivências. Diante disso, esta reflexão se fundamenta nos estudos de Vygotsky e Bakhtin, apresenta e analisa o jogo intitulado “Nadar e transitar pela estrada de chão: insanidades possíveis?”. Este dado foi produzido em pesquisa do tipo etnográfica interpretativa, realizada com crianças de 6 e 7 anos, numa escola de ensino fundamental. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas informais e observação, registrados por meio da fotografia, gravação em áudio, diário de campo e analisados em núcleos temáticos com descrição e interpretação. As conclusões apontam para o fato de que a linguagem regula o processo de construção do jogo de papéis e medeia a interlocução existente ou não entre os sujeitos. Gestos, olhares, silêncios e outras manifestações, verbais ou não, mostram o diálogo universal apropriado pelas crianças no processo de construção de seu discurso interno e de sua consciência. As conclusões apontam ainda para o fato de que o processo de situações lúdicas é resultante das vivências infantis, a partir das quais, as crianças constroem os significados e sentidos dos instrumentos materiais e imateriais humanos quando exploram a imaginação criativa para sustentar suas brincadeiras.
Palavras-Chave: Jogo de Papéis; Linguagem; Sentidos e Significados
Role play in school spaces: language, senses and meaning
The presented study is focused on the relationship between role plays and language. It aims to find evidence of objectification of the denotative senses and meanings suitable for subjects in this activity of the childhood. The hypothesis is that the language governing and contributes to the complexity of this process make human and provides an understanding of the construction process of the senses and meanings of the subjects from their experiences. Therefore, this reflection is based on studies of Vygotsky and Bakhtin , presents and analyzes the game titled “Swimming and transit across the dirt road: Are these insanities possible? This data was produced in the interpretative ethnographic research conducted with children aged 6 and 7 years in elementary school. The data was produced through informal interviews and observation, recorded through photography, audio recording, field diary and analyzed in thematic groups with description and interpretation. The findings point to the fact that language regulates the construction process of role play and mediates the dialogue, existing or not, between the subjects.
Gestures, looks, silences and other manifestations, verbal or not, show the universal dialogue appropriated by children in the process of building its internal discourse and its consciousness. The findings also point to the fact that the process of play situation is the result of childhood experiences, from which , children build the significance and meanings of human material and immaterial instruments when exploring the creative imagination to support their play
KEY WORDS : Role play ; language; senses and meaning.
EL JUEGO DE ROL EN LOS MEDIOS ESCOLARES: LENGUAJE, SENTIDOS Y SIGNIFICADOS
El presente estudio se centra en la relación entre el juego de rol y el lenguaje. Su objetivo es buscar signos que denotan la objetivación del sentido y significado apropiado para los niños en esta actividad. La hipótesis es que el lenguaje rige y contribuye al proceso de complejidad de ese hacer humano y proporciona una comprensión del proceso de construcción de los sentidos y significados de los sujetos desde sus experiencias. Por lo tanto, esta reflexión, que se basa en los estudios de Vygotsky y Bajtín, expone y analiza el juego titulado "Nadar y transitar a través del camino de tierra: ¿Son posibles estas locuras?” Este dato fue producido en busca del tipo etnográfico interpretativo y realizado con niños de 6 y 7 años en una escuela primaria. Los datos fueron producidos a través de entrevistas informales y la observación, grabados por medio de la fotografía, grabación de audio, diario de campo y analizados en los grupos temáticos con la descripción e interpretación. Los resultados apuntan al hecho de que el lenguaje que rige el proceso de construcción del juego de roles y media en el diálogo, existente o no, entre los sujetos. Los gestos, miradas, silencios y otras manifestaciones, verbales o no, muestran el diálogo universal apropiado para los niños en el proceso de construcción de su lenguaje interior y de su conciencia. Además, los resultados señalan el hecho de que el proceso de situación de juego es el resultado de experiencias de la infancia, de la cual los niños construyen los significados y los sentidos de los instrumentos materiales e inmateriales humanos, al explorar la imaginación creativa para sostener sus juegos.
PALABRAS CLAVE: Juego de Rol; Lenguaje; Sentidos y Significados.
[1]O desenvolvimento e conclusão da pesquisa de Doutorado que deu origem a este artigo, foi possível graças ao apoio e às contribuições do Professor Dagoberto Buim Arena, Livre docente do PPGE – Educação, Unesp Marilia, SP e do Professor Roberto Silva, Livre docente da FEUSP.
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