Sobre o teatro no curso de Pedagogia
Abstract
O propósito deste artigo é apresentar os resultados de uma investigação que objetivou analisar o espaço que tem o teatro dentro das disciplinas de Arte nos cursos de Pedagogia brasileiros. Foram analisadas 56 disciplinas que são oferecidas em 69 instituições de ensino superior. Das disciplinas examinadas, somente 45, ofertadas em 39 cursos presenciais, contêm referências à linguagem teatral. Esses resultados apontam para uma cena de formação aligeirada e superficial do pedagogo no que diz respeito ao teatro. O cerne da presente discussão não está em descobrir como capacitar o futuro pedagogo a produzir teatro na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, mas sim em refletir sobre a educação estética, cultural e artística como um direito do profissional em formação no curso de Licenciatura em Pedagogia. A pesquisa foi apresentada no XXIV Congresso Nacional da Federação dos Arte/Educadores do Brasil (ConFaeb), e o presente texto deriva daquele publicado nos anais do evento, aprofundando as reflexões.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.