A arte na pedagogia e a formação do professor para educação infantil e anos iniciais: inquietações e esperanças
Resumo
Em 2012, um grupo de professores que trabalham com a arte em disciplinas dos cursos de Pedagogia se reuniu para trocar inquietações e ampliar a visão sobre a área nesses cursos. O grupo se tornou o Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia (Gpap), envolvendo professores de várias universidades. Neste artigo, apresentamos um breve histórico dos cursos de Pedagogia e do Gpap, e as pesquisas que estão sendo feitas, cujos resultados se complementam com outros artigos deste dossiê. Resultados e reflexões vão muito além dos nomes que os assinam, pois são muitas as vozes que têm participado da árdua e esperançosa tarefa de oferecer contatos mais sensíveis com as linguagens artísticas, espaços para a imaginação, para a percepção apurada e para o aflorar de poéticas pessoais e coletivas. Tarefa maior de insuflar um outro olhar para a escola e a formação de educadores, tendo as linguagens artísticas como alimento para a dimensão estética que, com a arte e a cultura, tece a vida e o conhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.