Criança, espaço expositivo e arte contemporânea: experiências no pavilhão

experiências no pavilhão

  • Mirian Celeste Martins Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Maria Filippa Costa Jorge Secretaria Municipal de Educação São Paulo
Palavras-chave: Mediação cultural. Criança. Espaço expositivo. Arte contemporânea.

Resumo

O presente trabalho se propõe refletir sobre as relações entre criança, Arte Contemporânea e espaços expositivo. A partir das experiências vividas como mediadora em diversas exposições e das análises compartilhadas que aprofundam e teorizam o caminho de construção de uma dissertação, são observadas as ações do corpo das crianças e suas respostas à mediação proposta, tendo como pauta a experiência do encontro. Sendo esta vivência uma fonte de crescimento e alicerce para a construção de significações, a pesquisa surgiu com o interesse de investigar a relação cognitiva-lúdico-estética da ação da criança e de seu corpo frente à arte no espaço expositivo, de problematizar a mediação cultural como ativação de corpos nestes espaços e a potência de possíveis objetos propositores. A Arte Contemporânea, as trocas afetivas, os diálogos, a criação de dispositivos propulsores são questões que marcam o foco central de análise: os espaços expositivos que abrigam arte são compreendidos como espaços de encantamento, descoberta, exploração ou somente pura diversão? Com a expografia e a curadoria podem influenciam o processo de descoberta e significados para a criança a partir de sua ação? A pesquisa se apresenta em pequenas histórias refletidas pelo olhar da teoria e se tornam uma antropofagia de aprendizagem. Assim, o processo de descoberta visa ampliar a compreensão da experiência estética e emancipadora das crianças como público cidadão mergulhando na cultura.

Biografia do Autor

Mirian Celeste Martins, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Docente da pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde coordena o Grupo de Pesquisa em Mediação Cultura. Docente do Curso de Pedagogia da mesma instituição. Autora de livros e artigos.

Maria Filippa Costa Jorge, Secretaria Municipal de Educação São Paulo
Docente da Secretaria Municipal de Educação São Paulo. Mestre em Educação, Arte e História da Cultura
Publicado
2020-04-28
Como Citar
Martins, M. C., & Jorge, M. F. C. (2020). Criança, espaço expositivo e arte contemporânea: experiências no pavilhão . Revista Trama Interdisciplinar, 10(1), 90 - 106. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/12322