Walter Benjamin, infâncias e a Pedagogia Social: experiências sociopedagógicas desenvolvidas nos Centros de Educação Infantil do Bompar
Keywords:
Experiência. Adultocentrismo. Pedagogia Social. Walter Benjamin. BOMPAR. Infância.Abstract
A Pedagogia Social vem sistematizando práticas libertarias que contribuí para a constituição de uma cultura democrática, gerando novas relações societárias. Mas para isso, é necessário, processos formativos emancipadores, desde o nascimento, o que pressupõe desconstruir concepções adultocentricas e compreender que os bebês e as crianças são sujeitos históricos, detentoras de direitos, que produzem cultura e saberes. Logo este artigo refletiu parte das experiências sociopedagógica desenvolvida em 18 unidades de educação infantil. As técnicas metodológicas utilizadas foram análise de documentos institucionais e legislações, observação e roda de conversa. Os dados coletados foram analisados a partir das contribuições de Walter Benjamin. Um dos resultados é a necessidade de educadores sociais beberem do ‘novo’ que brota na educação infantil, para planejar práticas sociopedagógicas, socioculturais, sociopolíticas que considerem as infâncias e os dramas dos territórios.
Downloads
References
BARROS, M. de. Livro das ignorãças. Rio de Janeiro e São Paulo: Record, 1993.
BENJAMIN, W. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984.
_____. W. Experiência e pobreza. In: Obras Escolhidas 1. Magia e Técnica. Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1985.
_______. W. Reflexões sobre a criança, o brinquedo, a educação. Tradução de Marcus Vinicius Mazzari, São Paulo: Duas Cidades, Editora 34, 2009.
_______. W. Rua de mão única: Infância berlinense: 1900. Tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
_______. W. A hora das crianças: narrativas radiofônicas. Tradução de Aldo Medeiros, Rio de Janeiro: NAU Editora, 2015.
______. W. O contador de histórias. Reflexões sobre a obra de Nikolai Leskov. In: ______. Linguagem, tradução, literatura; filosofia, teoria e crítica. Ed. e Trad. João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2013b, p. 147-178.
______. W. Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política, Lisboa: Relógio d’Água, 1992.
______. W. Ensaios reunidos: escritos sobre Goethe. São Paulo: Duas Cidades: Ed. 34, 2009b.
BERNARTT, R. M. A infância a partir de um olhar sócio-histórico. Revista EDUCARE, 2009. Disponível em http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2601_1685.pdf Acesso em 12 mai. 2018.
BISCOLI, I. Â. Atividade lúdica uma análise da produção acadêmica brasileira no período de 1995 a 2001. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2005. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103029 Acesso em 10 mai. 2018.
BOMPAR. Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, Projeto Político Pedagógico Institucional. São Paulo, 2009.
______. Projeto Político Pedagógico para Educação Infantil. São Paulo, 2018.
______. Currículo de Experiência. São Paulo, 2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
_______. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: Câmara dos Deputados. Lei Federal n. °8.069, de 13/07/1990.
_______. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Câmara dos Deputados. Lei Federal n.º 9.394, de 26/12/1996.
_______. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: Câmara dos Deputados, 1998.
_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.
CALIMAN, G. Fundamentos teóricos e metodológicos da Pedagogia Social na Europa (Itália). In: I Congresso Internacional de Pedagogia Social, 1, 2006, Anais eletrônicos. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://www.proceedings.scielo Acesso em 09 de mai. 2018.
CASTRO, M. G. B. de. Noção de criança e infância: diálogos, reflexões, interlocuções. Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ. Disponível em: http://alb.com.br/arquivomorto/edicoes_anteriores/anais16/sem13pdf/sm13ss04_02.pdf Acesso em 07 mai. 2018.
COELHO, D. M. Intervenção em grupo: construindo rodas de conversa. Anais do XIV Encontro Nacional da ABRAPSO. Rio de Janeiro, 2007.
GRACIANI, M. S. S. Pedagogia Social de rua: análise e sistematização de uma experiência vivida. São Paulo: Cortez, 2001.
______. M. S. S. Pedagogia Social. São Paulo: Cortez, 2014.
LIMA, M. S. A criança e a cidade. São Paulo: Nobel, 1989.
OTTO, H. U. Origens da pedagogia social. SILVA, R.; SOUZA NETO, C.; MOURA, RA (Orgs.). Pedagogia social. São Paulo: Expressão e Arte, 2009.
PEREIRA, A. A educação-pedagogia no cárcere no contexto da Pedagogia Social: definições conceituais e epistemológicas. Revista de Educação Popular. Universidade Federal de Uberlândia, Pró Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, v. 10, p. 38-55, jan./dez., 2011. Disponível em http://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20214 Acesso em 12 mai. 2018.
SANTOS, S. E. dos; FARIA, A. L. G. de; BARREIRO, A; SANTIAGO, F; MACEDO, E. E. de. Apresentação do Dossiê: por uma infância descolonizada. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, v. 31, p. 145-151, 2013. Disponível em https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/download/191/127. Acesso em 10 mai 2018.
SARMENTO, M. J. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. Crianças e miúdos: perspectivas sócio-pedagógicas da infância e educação. Porto: Asa, p. 9-34, 2004. Disponível em http://sgmd.nute.ufsc.br/content/especializacao-cultura-digital/educacao-infantil/medias/files/culturas.pdf Acesso em 20 mai. 2018.
______. M. J. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação & Sociedade, v. 26, n. 91, p. 361-378, 2005. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0101-73302005000200003&script=sci_arttext Acesso em 20 mai. 2018.
SILVA, R. da; SOUZA NETO, J. C. de; GRACIANI, M. S. S. (Org.). Pedagogia social. 1. ed. São Paulo: Expressão e Arte, 2017.
SILVA, R.; SOUZA NETO, J. C; MOURA, R.; de (orgs). Pedagogia Social. São Paulo: Expressão & Arte, 2009.
SOUZA NETO, J. C. Pedagogia Social: A formação do educador social e seu campo de atuação, 2010 Cadernos de Pesquisa em Educação. Disponível em http://www.periodicos.ufes.br/educacao/article/view/4404 Acesso em 12 mai. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.