Investigar em Pedagogia Social – razões, oportunidades e desafios

Autores

  • Isabel Baptista Universidade Católica Portuguesa (FEP/UCP) - Portugal

Resumo

Partindo do entendimento de que a forma como se produz conhecimento numa determinada disciplina constitui parte integrante da respetiva identidade científica, requerendo, como tal, a reflexão sobre referenciais concetuais e metodológicos próprios, este texto pretende evidenciar as razões, as oportunidades e os desafios da investigação em Pedagogia Social na atualidade. Conforme tentaremos fundamentar, falar de Pedagogia Social significa ter presente que estamos perante uma ciência da educação relevante e específica, apoiada numa racionalidade dinâmica e dialógica que, desde logo, convoca o poder de autora dos sujeitos, justificando neste caso a pertinência de abordagens focadas no pensamento prático dos pedagogos sociais, enquanto profissionais sensíveis, autónomos e reflexivos.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Baptista, Universidade Católica Portuguesa (FEP/UCP) - Portugal

Professora Associada da Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade Católica Portuguesa (FEP/UCP) onde atualmente coordena os cursos de formação pós-graduada (Mestrado e Doutoramento) em Pedagogia Social. Doutora em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e Mestre em Filosofia de Educação pela mesma universidade. Investigadora do Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano (CEDH-UCP) e do Gabinete de Filosofia de Educação da FLUP (I&D/Fundação para a Ciência e Tecnologia). Diretora da revista A Página da Educação e da revista Cadernos de Pedagogia Social.

Downloads

Publicado

2017-09-01

Como Citar

Baptista, I. (2017). Investigar em Pedagogia Social – razões, oportunidades e desafios. Revista Trama Interdisciplinar, 8(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/9899