CAMINHOS E CONQUISTAS DO DIREITO À EDUCAÇÃO

Autores

  • José Nldo Oliveira Soares PUCSP; Estácio-FNC; Faculdade Flamingo.
  • João Clemente de Souza Neto Universidade Presbiteriana Mackenzie;

Palavras-chave:

educação social, direito à educação, pedagogia social, educação popular, educação escolar

Resumo

Este artigo é resultado de um aporte teórico de uma pesquisa de Mestrado. Visa provocar uma reflexão acerca dos desafios do direito à educação, a partir das políticas públicas e sociais e da educação popular no Brasil e na América Latina. Considera as perspectivas e contribuições pedagógicas da pedagogia social e dos movimentos sociais, num contexto histórico-social, particularmente a partir da Constituição brasileira de 1988. Apoia-se nas teorias de Gramsci e de Freire, para discutir um movimento dialético de transformação e participação de grupos sociais, que possibilite mudanças na sociedade. Converge para as ações da educação social, que podem ser percebidas enquanto esforços que auxiliam na superação de obstáculos que inibem ou impedem as classes menos privilegiadas de assumir o protagonismo. No Brasil, há em marcha uma pedagogia capaz de formar o sujeito, não apenas na escola, mas, também, nos âmbitos sociais da vida cotidiana, uma vez que a educação é um direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Nldo Oliveira Soares, PUCSP; Estácio-FNC; Faculdade Flamingo.

Doutorando em Educação-Currículo, PUCSP e Mestre em Psicologia Educacional. Professor na Universidade Estácio-FNC e na Faculdade Flamingo. Membro do NDE do curso de Pedagogia presencial da Faculdade Flamingo. Coordenador do Programa Ação Cidadã, da Faculdade Flamingo.

João Clemente de Souza Neto, Universidade Presbiteriana Mackenzie;

Doutor em Ciências Sociais, professor, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte, Cultura e Hitória. Líder do Grupo de Pesquisa em èdagogia SOcial da UPB. Membro do Socius (Universidade Técnica de Lisboa), também do Instituto Catequético Secular São José (ICA) e da Pastoral do Menor da Região Episcopal Lapa, São Paulo. Autor de livros e artigos sobre os direitos da infância e da adolescência.

Downloads

Publicado

2017-03-22

Como Citar

Soares, J. N. O., & Neto, J. C. de S. (2017). CAMINHOS E CONQUISTAS DO DIREITO À EDUCAÇÃO. Revista Trama Interdisciplinar, 7(3). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/9769