Zona de risco dos encontros multissensoriais: anotações éticas e estéticas sobre acessibilidade e mediações

Autores

  • Luiz Guilherme Vergara Universidade Federal Fluminense / UFF.
  • Virginia Kastrup Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Palavras-chave:

mediação, acessibilidade, arte, multissensorial, deficiência visual

Resumo

Tratamos de abordar, neste artigo, o programa especial Encontros Multissensoriais do Núcleo Experimental de Educação e Arte do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ) (2011-2013) entendendo-o como zona de risco ético-estético que ultrapassa o sentido funcionalista das práticas de mediação e acessibilidade. Com este estudo, procuramos também levantar indagações críticas sobre as mudanças no sentido e na práxis pública dos museus de arte que resgatam a passagem do que Helio Oiticica (2008a) chamou do “aparecimento do suprassensorial”. Cruzamos uma zona de risco quando a mediação deixa de ser direcionada exclusivamente para o reconhecimento e a transmissão de informações sobre os objetos de arte expostos para assumir uma performance de saberes e sabores entre espaços e corpos. Tal abordagem destaca a importância do cuidado com a produção estética de subjetividades com os processos de criação e recepção artística pública. Daí, se colocam as questões: O que significa expor? O que significa mediar? E o que significa acessibilidade, quando estamos atuando no espaço da arte e prática contemporânea sob uma perspectiva multissensorial?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Guilherme Vergara, Universidade Federal Fluminense / UFF.

Docente do Departamento de Arte / Mestrado Estudos Contemporâneos da Arte - da Universidade Federal Fluminense / UFF. Coordenador com Jessica Gogan do Núcleo Experimental de Educação e Arte – Museu de Arte Moderna/MAM RJ. Curador-Diretor do MAC Niterói (Fevereiro de 2013).

Virginia Kastrup, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Cognição e Coletivos.

Os dois autores desenvolvem uma parceria (2011-2013) entre: Núcleo Experimental de Educação e Arte do MAM Rio e NUCC – Núcleo de Pesquisa Cognição e Coletivos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ / Instituto Benjamin Constant. Mantêm um projeto de Pesquisa (PIBIC – UFF): Interfaces entre museus arte e sociedade e um Projeto de Extensão (PIBEX – UFRJ) Encontros Multissensoriais

Downloads

Publicado

2013-05-13

Como Citar

Vergara, L. G., & Kastrup, V. (2013). Zona de risco dos encontros multissensoriais: anotações éticas e estéticas sobre acessibilidade e mediações. Revista Trama Interdisciplinar, 4(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/5542

Edição

Seção

Dossiê