A atenção na experiência estética: cognição, arte e produção de subjetividade

Autores

  • Virgínia Kastrup Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palavras-chave:

atenção, experiência estética, arte, cognição inventiva, produção de subjetividade.

Resumo

O objetivo do texto é discutir o funcionamento da atenção durante a experiência estética, tomando como base os trabalhos de James, Bergson, Freud e da pragmática fenomenológica de Varela, Depraz e Vermersch.

Por esse caminho teórico procura lançar luz sobre a potência de transformação que a arte possui, tanto para o artista como para o percebedor. O texto argumenta que a experiência estética tem dois lados: um em que a atenção está voltada para o exterior, e outro em que a atenção está voltada para o interior, numa espécie de atenção a si. A atenção possui aí uma qualidade especial, capaz de acessar a dimensão de virtualidade tanto do mundo quanto da subjetividade. Nesse sentido, ela possui papel de destaque na cognição inventiva e nos processos de produção de subjetividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virgínia Kastrup, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

 

Downloads

Publicado

2012-11-28

Como Citar

Kastrup, V. (2012). A atenção na experiência estética: cognição, arte e produção de subjetividade. Revista Trama Interdisciplinar, 3(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/5000

Edição

Seção

Ensaio