Universidade, arte e formação solidária

Autores

  • Paulo Cheida Sans Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Palavras-chave:

universidade, artista, arte, cultura, cidadania.

Resumo

Este trabalho busca, com base em uma perspectiva reflexiva sobre o progresso ético com a dignidade humana, apresentar uma justificativa filosófica da necessidade de articulação da cultura e arte na universidade, para a expansão de um conhecimento pleno e equilibrado que conduza à formação solidária e favoreça a sua comunidade e a sociedade. O texto defende a ideia da participação do artista contemporâneo nos afazeres do contexto universitário entre as três funções indissociáveis que se completam: ensino, pesquisa e extensão. Defende a constituição de uma universidade contemporânea que possa ser realmente útil para a sociedade brasileira, que se comprometa com a produção do conhecimento, aliando a arte e a cultura em seu cotidiano para a instauração de uma nova consciência social que possa construir a cidadania pautada no bem comum da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Cheida Sans, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Doutor em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor do curso de Artes Visuais e extensionista da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Downloads

Publicado

2013-04-10

Como Citar

Sans, P. C. (2013). Universidade, arte e formação solidária. Revista Trama Interdisciplinar, 3(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/5416

Edição

Seção

Dossiê