Mulheres, livros e educação:a pintura de Almeida Júnior e as fotografias de Rita de Paula Ybarra
Palavras-chave:
Naturalismo, pintura brasileira, José Ferraz de Almeida Júnior, Rita de Paula Ybarra, Cesário Motta JúniorResumo
A pintura de Almeida Júnior contempla de forma especial a representação de leitores, em particular de mulheres leitoras. Este artigo relaciona seu quadro Leitura (1892) à iconografia do assunto, assim como a algumas questões sobre a literatura romanesca no Brasil e às ideias de intelectuais e políticos paulistas sobre a educação, no final do século XIX. Observa-se que a obra do pintor, para além do relativo arrojo da abordagem temática – o retrato de “mulheres avançadas” – e da mensagem de progresso pedagógico e social, afirma igualmente o lugar doméstico da mulher, em harmonia e consonância com o trabalho do homem. Concluindo o artigo, em contraponto à obra de Almeida Júnior, analisaremos as fotografias que retratam Rita de Paula Ybarra, esposa do pintor.
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