Processos de criação em fotografia a partir dos documentos e arquivos fotográficos: uma visão de crítica de processo.
Creation processes in photograpy based on photographic documents and archives: a perspective of process critique
Palavras-chave:
Arquivos fotográficos. Edição. Crítica de processos. Fotografia contemporânea.Resumo
Este artigo propõe como tema uma reflexão sobre aspectos dos processos de criação em fotografia a partir dos documentos e arquivos fotográficos presentes no documentário Contacts (2015). Esta discussão foi desenvolvida com base na abordagem dos processos de criação e cultura de base semiótica desenvolvida por Cecília Salles (2008).
O artigo propõe apresentar discussões acerca dos arquivos de processos de fotógrafos, trazendo como principal discussão o arquivo fotográfico e a metodologia de pesquisa em processos de criação diante de uma publicação na qual o objetivo é o processo de criação. Um dos principais aspectos defendidos neste artigo é o aspecto acumulativo da fotografia e suas relações com diversos fotógrafos analisados no documentário Contacts (2015).
Como análise aqui apresentada, em primeiro lugar compreender o próprio material como um arquivo de processo e como o pensamento de crítica processual de Cecília de Almeida Salles como metodologia da análise. Essas análises foram coletados da organização e publicação do DVD Contacts que foi lançado em três DVDS, nos quais foram apresentados trechos de imagens de arquivos comentados por seu autor. É a oportunidade de entender o processo de criação como um fenômeno comunicacional, analisando o conteúdo em seu próprio desenvolvimento criativo. Em segundo lugar apresentar alguns aspectos recorrentes nos discursos apresentados no material no qual pode se levantar questões processuais voltadas à fotografia.
A hipótese aqui apresentada é a construção do pensamento fotográfico que se sistematiza como redes de conhecimentos, em que o fotógrafo ganha o papel de mediador com seu ambiente. As marcas deixadas nos contatos indicam aspectos decisórios para a criação, portanto a intenção é olhar para esse objeto, considerando a criação como um movimento contínuo, onde cada vestígio deve ser analisado em seu contexto. Com o auxílio da metodologia da crítica de processo e com a organização e mapeamento dos arquivos. O principal foco é a edição como recurso poético. Buscar contribuir tanto para as pesquisas de processos como para as discussões sobre novos rumos da fotografia contemporânea.
Downloads
Referências
ABREU, Leandro Pimentel. O Inventário como Tática: a fotografia e a poética das coleções. Tese em Pós-Graduação em Escola de Comunicação. Universidade federal do Rio de Janeiro, 2011.
BARTHES, Roland. Análise Estrutural da Narrativa. Rio de janeiro: Vozes, 1972.
_________. Câmera Clara. São Paulo: Editora 70, 2010.
BENJAMIM, W. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987.
CAUQUELIN, Anna. Arte Contemporânea. Uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico. Tradução de Marina Appenzeller, 2ª ed. Campinas: Ed. Papirus, 1998.
ESEINSTEIN, Sergei. A Forma do Filme. Rio de janeiro: Zahar, 2002.
FABRIS, Annatereza. Os Desafios do Olhar. Fotografia e Artes Visuais no Período das Vanguardas Artísticas. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2011.
FERNANDES, Rubens J. A fotografia Expandida. Tese em Comunicação e Semiótica. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2002.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
_________. O Universo das Imagens Técnicas. Elogio da Superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008.
KOSSOY, Boris. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
MACHADO, Arlindo. Ilusão Especular. Uma Introdução à Fotografia. São Paulo: Brasilience, 1984.
MORIN, Edgar. O Método, vol.4: as ideias. Publicação Europa-América, 1992.
_________. A inteligência da Complexidade. São Paulo: Peirópolis, 2000.
MUSA, João Luiz & PEREIRA, Raul Garcez. Interpretação da Luz. São Paulo: Olhar Impresso (1ª Edição), 1994.
SALLES, Cecília A. Arquivos de Criação: arte e curadoria. Vinhedo: Ed. Horizonte, 2010
_________. Redes de Criação: construção da obra de arte. Vinhedo: Ed. Horizonte, 2006.
_________. Crítica Genética: uma (nova) introdução. São Paulo: Educ, 2000.
_________. Gesto Inacabado: processos de criação artística. São Paulo: Anablume, 1998.
SAMAIN, Etienne (org.). O Fotográfico. São Paulo: Hucitec e SENAC, 2005.
ROULLÉ, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cassiano Mendes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.