Criatividade didática bússola da arte/educação não hegemônica
Didatic creativity: compass of non-hegemonic art/education
Palavras-chave:
Aprendizagem compartilhada; Criatividade; Formação de professores(as); Educação Básica.Resumo
O presente artigo trata da criatividade didática, em moldes não hegemônicos, como aspecto da formação dos futuros(as) professores(as) da Educação Básica, em disciplinas de Licenciatura em Pedagogia. Na educação contemporânea, a criatividade é um potencial humano que diferencia genuínos professores(as) daqueles executores de tarefas e repetidores de ordens externas. Refletir sobre democracia, políticas não excludentes torna-se fator determinante na prática de ensino atual. A criatividade didática, necessária à vida profissional, se desenvolve, então, a partir da formação inicial de professores(as) de arte, ela tem uma dimensão política e social nas práticas educativas. Entre outros autores que fundamentam as concepções aqui trabalhadas estão: Isabel Alarcão, Paulo Freire e Pilar Aznar Minguet. Intencionamos sublinhar a criatividade em termos contemporâneos – envolvendo os conteúdos do campo da arte – como chave da aprendizagem dos futuros professores(as), no combate à educação meramente transmissiva. Assim, professores(as) têm a possibilidade de promover a autoria e a criação nos atos de aprendizagem dos seus alunos. Compreendemos que na escola há aprendizagem quando o aluno cria conhecimento novo para si e repercute aquilo que foi aprendido na sociedade.
Downloads
Referências
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez Editora, 5ª. ed, 2007.
EISNER, Elliot, W. El arte y la creación de la mente: el papel de las artes visuales en la transformación de la conciencia. Barcelona: Paidós, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 5ª. ed, 1997.
GARCIA, Rolando. O conhecimento em construção: das formulações Jean Piaget à teoria de sistemas complexos. Porto Alegre: Artmed, 2002.
IAVELBERG, Rosa. Arte/educação modernista e pós/modernista: fluxos na sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2017.
IAVELBERG, Rosa; SOUSA, Ana; OLIVEIRA, Mónica. Práticas docentes em artes visuais na formação inicial de educadores e professores de crianças (0 aos 12 anos). Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 9, 2022.Disponível em: http://seer.ufrgs.br/gearte. Acesso em 11 jun. 2023.
MINGUET, Aznar Pilar. O construtivismo na educação. In: MINGUET, Aznar Pilar (org.) A construção do conhecimento na educação. Porto Alegre: Artmed, 1988, p. 11-50.
RICHTER, Ivone. Arte-educação intercultural: pensando a realidade brasileira. In: ICLE, Gilberto (org.) Pedagogia da arte. Porto Alegre: UFRGS, 2010, p. 69-84.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rosa Iavelberg
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.