Criatividade e Materialidade: prática criadora em uma disciplina da Pós-graduação

Creativity and materiality: a creative practice in a post-graduation course

Autores

  • Porto-Oliveira Universidade de Brasília
  • Sanmartin Universidade Federal do Espírito Santo
  • Kotz Universidade de Brasília
  • Formiga Sobrinho Universidade de Brasília
  • Navarro Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Criatividade. Materialidade. Imaginação material. Mediação Afetiva. Ação criadora.

Resumo

A relação entre o material e a mente é complexa e desafiadora. É necessário entender não somente as evidências da influência mútua entre eles, mas também os modos como a mente se estende, por meio do corpo, para ter contato com o material. Os objetivos do presente estudo foram: compreender a criatividade em contextos de ação e com foco em materialidades, sob o prisma de Christopher Bardt; e identificar a potencial influência dos materiais, sobre processos criativos. Participaram do estudo cinco integrantes de um grupo de pesquisa, dedicado à investigação da criatividade. Todos cursavam a disciplina Estudos Laboratoriais: criatividade e horizontalidade, oferecida no segundo semestre de 2022, no Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, da Universidade de Brasília. Para discussão do processo criativo, com base em ação mental ou imaginação sobre um material, selecionamos uma atividade prática realizada durante o curso da disciplina. A proposta previu duas etapas, um relaxamento e a criação de texto e imagem a partir de um objeto escolhido por cada participante. A análise foi construída sobre os relatos orais, as produções escritas e os desenhos elaborados pelos participantes. Os resultados indicaram que: o relaxamento pode facilitar o processo criativo; a experiência com o material ativa a memória, a imaginação e a criatividade; a materialidade muda a partir da mediação afetiva; a ação criadora sofre influência da imaginação material.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Porto-Oliveira, Universidade de Brasília

Pedagoga e Psicopedagoga, Mestre em Educação pela UCB e doutoranda do PGPDE do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (PED) da UNB. É bolsista da CAPES, desenvolvendo pesquisa em Criatividade com foco nos processos de comunicação entre gestores e professores em contexto de formação continuada docente, na linha de pesquisa Processos de Desenvolvimento e Cultura. Faz parte do grupo de pesquisa Criatividade, Comunicação e Propósito.

Kotz, Universidade de Brasília

Psicóloga, Pedagoga, mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar
Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar - Universidade de Brasília-UnB.
Membro do grupo de pesquisa em Criatividade, Comunicação e Propósito. 

Formiga Sobrinho, Universidade de Brasília

Professor Associado II do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (PED) da UNB. Pós-doutorado em Comunicação e Psicologia pela Universidade de Aalborg. Pesquisa sobre a interdependência entre processos de criação e comunicação nos contextos educacional e profissional. Coordena o projeto de pesquisa A Importância da Comunicação para a Emergência e o Desenvolvimento de Novas Ideias. Lidera o grupo de pesquisa Criatividade, Comunicação e Propósito. Atua no projeto Os Significados das Trajetórias de Escolarização de Jovens Estudantes Amazônidas, aprovado no Edital Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia, da Capes.

Navarro, Universidade de Brasília

Cristiano Hoppe Navarro é Mestre em Educação pela Universidade de Brasília, pesquisando criatividade, prosseguindo com a pesquisa atualmente no doutorado no Instituto de Psicologia da mesma universidade. Licenciado em Educação Física e bacharel em Jornalismo, organiza o curso teórico-prático de criatividade Eureka! Criador do Futmanobol e autor de “Contos de Terráque@s”, busca compreender e aplicar a criatividade na vida.

Referências

ABRANTES, Ana; SANMARTIN, Stela Maris. Intuição e criatividade na tomada de decisões. Colaboração de David de Prado. São Paulo: Trevisan, 2017.

BARDT, Christopher. Material and mind. MA: The MIT Press, 2019.

GLÃVEANU, Vlad Petre; NEVES-PEREIRA, Mônica Souza. A psicologia cultural da criatividade. In: NEVES-PEREIRA, Mônica Souza; FLEITH, Denise de Souza (orgs.). Teorias da criatividade. Campinas: Alínea, 2020. p. 137-163.

IVCEVIC, Zorana Pringle; NUSBAUM, Emily. From having an idea to doing something with it: Self-regulation for creativity. In: KARWOWSKI, Maciej; KAUFMAN, James (ed.). The creative self. New Haven: Elsevier Inc, 2017. p. 343-365.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 1987.

PRADO, David. Manual de activación creativa. Santiago de Compostela: Centro de Estudios Creativos-Lubrican, 1987.

PRADO, David. Relajación creativa. Santiago de Compostela: Coleção Máster Internacional de Criatividade Aplicada Total, 1995.

PRADO, David; CHARAF, Martina. Relajación creativa: técnicas y claves para el entrenamiento, la competición y la práctica deportiva. Barcelona: INDE Publicaciones, 2000.

RIBEIRO, Darcy. A universidade necessária. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.

RUNCO, Mark. Creativity: theories and themes: research, development, and practice. San Diego: Academic Press, 2007.

VALSINER, Jaan. Fundamentos da psicologia cultural: mundos da mente, mundos da vida. Porto Alegre: Artmed, 2012.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução: Paulo Bezerra. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. A quarta aula: a questão do meio na pedologia. Psicologia USP, São Paulo, v. 21, n.4, p. 681-70, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-65642010000400003. Acesso em: 14 fev. 2023.

ZITTOUN, Tânia; GILLESPIE, Alex. Imagination in human and cultural development. New York: Routledge, 2018.

Downloads

Publicado

2024-05-02

Como Citar

Borges Porto-Oliveira, E., Sanmartin, S. M., Rodrigues Kotz, S. C., Borges Formiga Sobrinho, A., & Hoppe Navarro, C. (2024). Criatividade e Materialidade: prática criadora em uma disciplina da Pós-graduação: Creativity and materiality: a creative practice in a post-graduation course. Revista Trama Interdisciplinar, 15(1), 227–246. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/16109