Abordagem triangular e gravura relacional desafios e possibilidades no ensino de arte na educação básica

Triagular Approach and Relational Engraving: challenges and possibilities for the teaching of arts in basic school

Autores

  • Alessandra Alves de Fontes Rodrigues IFCE
  • Dr. Maximiano Arruda IFCE

Palavras-chave:

Abordagem Triangular. Estética Relacional. Gravura Relacional. Inclusão. Educação Básica.

Resumo

As relações entre a Abordagem Triangular e a Gravura Relacional é o tema deste artigo. Ele tem como objetivo tecer reflexões acerca dos desafios e das possibilidades de se trabalhar a Abordagem Triangular com a Gravura Relacional, como estratégia para que o estudante seja capaz de pensar criticamente sobre a arte, exercite sua capacidade criativa, desenvolva uma alfabetização visual e estética e tenha um entendimento mais amplo da importância da arte na sua vida. Para alcançar esse objetivo, partiu-se do seguinte questionamento: Quais os desafios e as possibilidades de se trabalhar a Abordagem Triangular com a Gravura Relacional, em aulas de Arte, na Educação Básica? Para responder a essa pergunta foi feita uma pesquisa bibliográfica, baseada nos seguintes referenciais teóricos: Barbosa (2010), Abordagem Triangular; Lima (2021), Gravura Relacional; Bourriaud (2009), Estética Relacional. Os resultados alcançados evidenciam a importância de se trabalhar a Abordagem Triangular com a Gravura Relacional, por meio de aplicativos de criação de imagens, contribuindo para que a Leitura da Obra de Arte, o Fazer Artístico e a Contextualização sejam trabalhados dentro de realidades vivenciadas pelos estudantes e possam proporcionar a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) nas aulas de Arte. Sendo assim, a Abordagem Triangular e a Gravura Relacional influenciam diretamente no processo de ensino/aprendizagem em Arte, na Educação Básica, incluindo o contexto relacional, social e emocional do aluno.

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Biografia do Autor

Dr. Maximiano Arruda, IFCE

Professor Titular PPGARTES/DEARTES - IFCE

Professor do Mestrado Profissional em Artes-ProfArtes - Universidade Federal do Ceará (UFC)

Chefe do Departamento de Artes - IFCE

Presidente da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) (Gestão 2023-2024)

Líder do Grupo de Pesquisa ARTE UM/CNPQ/IFCE

 

Referências

BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. A imagem no ensino de arte: anos 1980 e novos tempos. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.

BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. Tradução: Denise Bottmann. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

FLEURI, Reinaldo Matias. Todos temos nossas singularidades. [Entrevista cedida a] Radis, Rio de Janeiro, RJ, n. 232, jan. 2022. Fundação Oswaldo Cruz.

LIMA, José Maximiano Arruda Ximenes de. “Incisão e matriz numérica: experimentos híbridos no ensino de arte com base em tecnologias contemporâneas no curso de licenciatura em artes visuais do Instituto Federal do Ceará”. In: GRAVURA ARTÍSTICA E CONTEMPORANEIDADE: FRICÇÃO E FICÇÃO NA VIDA E NA ARTE, Simpósio 9, Rio de Janeiro. Anais...2012. Disponível em: http://www.anpap.org.br/anais/2012/pdf/simposio9/jose_maximiano_lima.pdf. Acesso em: 07 set. 2022.

LIMA, José Maximiano Arruda Ximenes de. “Gravura relacional: relações e rupturas”. In: (RE) EXISTÊNCIAS: Anais do 30º ENCONTRO NACIONAL DA ANPAP, João Pessoa. Anais... 2021. Disponivel em: https://www.even3.com.br/anais/30enanpap2021/382930-gravura-relacional--relacoes-e-rupturas/. Acesso em: 13 nov. 2022.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação – 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1987.

SELBACH, Simone. Arte e didática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

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Publicado

2024-05-02

Como Citar

Alves de Fontes Rodrigues, A., & Maximiano Arruda Ximenes de Lima, J. (2024). Abordagem triangular e gravura relacional desafios e possibilidades no ensino de arte na educação básica: Triagular Approach and Relational Engraving: challenges and possibilities for the teaching of arts in basic school. Revista Trama Interdisciplinar, 15(1), 248–266. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/15899