Síndrome de burnout e estudantes

A produção stricto sensu no Brasil

Autores

  • Valeria Jabur Maluf Mavuchian Lourenco Uninove
  • Elaine Teresinha Dal Mas Dias Universidade Nove de Julho
  • Helvecio Pereira Lopes Universidade Nove de Julho

Palavras-chave:

Síndrome, Burnout, Estudantes, Ensino Médio, Ensino Superior

Resumo

 

Como falha no enfrentamento aos estressores laborais, a síndrome de burnout é uma realidade que pode se manifestar em trabalhadores que costumeiramente lidam com várias pessoas no exercício de sua função. Em virtude de ter sido identificado na contemporaneidade, tem sido tema de estudo, concentrando-se na estratificação de profissionais em atividade, não contemplando sua ocorrência em estudantes. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo identificar pesquisas na produção acadêmica stricto sensu que abordem sua existência no âmbito estudantil, por meio de análise quantitativa e não sistemática. A busca se baseou na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações utilizando os descritores: síndrome, burnout e estudantes, sem filtros adicionais, com o intuito de alcançar todos os trabalhos indexados à plataforma. Constatou-se que pouco se tem investigado acerca do fato no contexto universitário, fase esta que antecede o ingresso no mercado de trabalho, bem como no Ensino Médio não é explorado, ressaltando-se sua relevância enquanto período que antecede o acesso ao Ensino Superior, pois é neste momento que os discentes tendem a escolher uma profissão e são preparados para exames seletivos de acesso à Universidade, fator que aumenta a pressão para escolha profissional, como também, em ambos os casos, quanto à expectativa de êxito futuro. O levantamento demonstrou uma carência de investigações dirigidas neste segmento.

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Biografia do Autor

Elaine Teresinha Dal Mas Dias, Universidade Nove de Julho

Graduação em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes. Especialização em Psicoterapia Psicodinâmica da Adolescência pelo Instituto Sedes Sapientiae. Mestrado e Doutorado em Psicologia, área de concentração Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado no Programa em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, atual editora da Revista Cadernos de Pós-Graduação e Membro do Comitê de Ética (2018-atual) da Universidade Nove de Julho. Associada a grupos de pesquisa nacionais, como a Associação Brasileira de Psicologia (SBP), Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) e do Grupo de Pedagogia Social da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e internacional, como a Sociedade de Filosofia da Educação de Países e Comunidades de Língua Portuguesa (SOFELP). Dedica-se ao estudo de temas que envolvem Adolescência, Subjetividade, Psicologia Escolar/Educacional e Pensamento Complexo.

Helvecio Pereira Lopes, Universidade Nove de Julho

Graduação em licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (2018) e graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1997). Professor de Educação Física - Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso e professor de Geografia pela Secretaria Municipal de Educação do município de Cuiabá. Pós graduação lato sensu em educação ambiental pela Faculdade de Educação São Luiz. e em educação física escolar pela Faculdade de Educação São Luiz.. Mestrado pelo Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso e Doutorado em andamento pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

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Publicado

2023-12-05

Como Citar

Jabur Maluf Mavuchian Lourenco, V., Teresinha Dal Mas Dias, E., & Pereira Lopes, H. (2023). Síndrome de burnout e estudantes: A produção stricto sensu no Brasil. Revista Trama Interdisciplinar, 14(2), 232–254. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/15725

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