O mundo real na tela do cinema: Cabeça de Nêgo e a educação brasileira

Autores

  • Fábio Santos de Andrade Universidade Federal de Rondônia
  • Juliana Faria Álvaro Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Reginaldo Santos Pereira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Palavras-chave:

Cinema Negro, Educação Escolar, Racismo Estrutural, Diversidade e Diferença

Resumo

Os filmes, documentários, curtas, médias e longas metragens cada vez mais aproximam da experiência e da fruição estética do cinema, pois neles circulam ideias, afetos, sentimentos, memória e problematização das questões da vida cotidiana e/ou da nossa contemporaneidade, interrogando a realidade. O cinema negro tem ganhado força no cenário nacional ao apresentar cenas do cotidiano que revelam a violência sofrida pela população negra, principalmente no ambiente escolar, o que nos leva a refletir sobre a escola e sobre as experiências que nela se manifestam e que atingem sobremaneira os alunos negros e negras. Nessa trilha, o cinema tem sido uma das formas utilizada para discutir temáticas que envolvem a condição da população negra no Brasil, apontando os fenômenos que se manifestam na vida cotidiana e que tentam deslocar essa população para a condição de subordinação e inferiorização. Neste texto apresentamos uma reflexão sobre o cotidiano escolar tendo como base alguns significantes presentes no filme Cabeça de Nêgo, lançado em 2020. O filme levanta uma importante reflexão sobre a luta antirracista, nos convidando à reflexão sobre situações de opressão e violência vivenciadas por jovens negros(as) no cotidiano escolar e que, por vezes, são camufladas ou silenciadas dentro dessas instituições, tornando mais difícil a trajetória desses estudantes.

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Publicado

2023-05-23

Como Citar

Santos de Andrade, F., Faria Álvaro, J., & Santos Pereira , R. . (2023). O mundo real na tela do cinema: Cabeça de Nêgo e a educação brasileira. Revista Trama Interdisciplinar, 14(1), 101–113. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/15488