A invisibilidade da criança e do adolescente em situação de rua denunciada em cartuns

Autores

  • Juçara Zanoni do Nascimento Universidade Federal de Rondônia
  • Fábio Santos de Andrade UNIR/PPGEProf/HUMANIZE

Palavras-chave:

Criança e Adolescente. Invisibilidade. Cartum. Leitura

Resumo

Cotidianamente convivemos com a negação dos direitos básicos da criança e do adolescente em situação de rua. Ruas e praças de todo o Brasil servem de moradia e de espaço de sobrevivência para adultos e crianças, tornando sua presença notória e invisível. Tendo como base essa realidade, o objetivo deste artigo é apresentar e realizar a leitura e a análise de quatro cartuns que denunciam o problema social: a invisibilidade da criança e do adolescente em situação de rua. O cartunista, por meio do cartum, apresenta o cotidiano das crianças e adolescentes em situação de rua de forma crítica e reflexiva, tornado o cartum um importante instrumento de compreensão e análise. Para isso, foram utilizados os pressupostos teóricos sobre texto e leitura (KOCH; ELIAS, 2006); a compreensão do cotidiano de crianças e adolescentes em situação de rua (ANDRADE, 2019). Foram escolhidos quatro cartuns que revelam as vivências de crianças e adolescentes em situação de rua e que serviram para a análise sob a luz do referencial teórico. A invisibilidade tonou-se o objeto central na análise, reafirmando cotidianamente a rua como espaço de pertença dessas crianças e adolescentes, tornando-as invisíveis às políticas públicas e à garantia de direitos, contrariando o que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescentes (1990).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Fábio Santos de. Crianças e adolescentes em situação de rua no Brasil: Táticas de sobrevivência e ocupação do espaço público urbano. Jundiaí – SP: Paco Editorial, 2019.
ARENDT, Hannah. A Condição Humana. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
AUGÉ, Marc. Não lugares: Introdução a uma antropologia da super modernidade. 9. ed. Campinas: Papirus, 2012.
BRASIL. Constituição da República Federativa: Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais nº 1/92 a 52/2006 e pelas Emendas Constitucionais da Revisão nº 1 a 6/94. Brasília: Senado Federal, 2006.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei Federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Disponível em: <http://bit.ly/2uKm8DU>. Acesso em: 28 jul. 2019.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes do fazer. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
CRAIDY, Carmem Maria. Meninos de rua e analfabetismo. Porto Alegre: Artmed, 1998.
FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2005.
GREGORI, Maria Filomena. Viração: Experiências de Meninos nas Ruas. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
KOCH, Ingedore. Villaça. ; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. São Paulo: Perspectiva, 1974.
LEITE, Lígia Costa. Meninos de Rua: A infância excluída no Brasil. São Paulo: Atual, 2001.
MARX, Karl. Manuscritos Económicos-Filosóficos de 1844. Lisboa: Avante, 1993.
MORETTI, Fernando. Aprenda a desenhar cartuns. São Paulo: Criativo. 2012.
PAIVA, Jacyara Silva de. Caminhos do Educador Social no Brasil. Jundiaí: Paco Editorial, 2015.
SANTOS, João Diógenes Ferreira dos. Violência no Sertão da Ressaca – a negação dos direitos da população infanto-juvenil em Vitória da Conquista, Bahia (1997- 2005). 2007. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. Mimeo.
TELLES, Vera da Silva. Direitos sociais: afinal do que se trata? 2. reimp. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

Downloads

Publicado

2021-04-19

Como Citar

Zanoni do Nascimento, J., & Santos de Andrade, F. . (2021). A invisibilidade da criança e do adolescente em situação de rua denunciada em cartuns. Revista Trama Interdisciplinar, 11(1), 210–226. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/14070

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)