O espectador pensa: cinema, educação e recepção fílmica em sala de aula
Palavras-chave:
cinema e educação, recepção fílmica, estudos culturais, hermenêuticaResumo
Quais são as repercussões externas de uma representação construída diegeticamente? Como os filmes são compreendidos pelos espectadores? O que uma experiência de cinema é capaz de mobilizar? Por meio de uma pesquisa-ação e sob a perspectiva da Hermenêutica, dos Estudos Culturais e das teorias da percepção, que situam o receptor como sujeito ativo no processo de compreensão e comunicação, este artigo busca refletir sobre a espectatorialidade cinematográfica em sua dimensão educativa tendo como objeto a recepção do filme Através das Oliveiras (1994), do cineasta iraniano Abbas Kiarostami, a partir da experiência em sala de aula, num curso de pós-graduação em uma universidade pública. Após uma discussão introdutória e conceitual sobre as relações entre realidade e ficção e entre cinema e educação, foram analisadas as interpretações dos alunos e alunas, que revelaram o caráter ativo, imaginativo, educativo e formador da experiência cinematográfica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lívia do Nascimento Bombana, Rogério de Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.