Metodologia nos processos artísticos e científicos para a produção de livro ilustrado autoral

Autores

  • Isabel Orestes Silveira Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Casal Chamberlain, Mackenzie, livro infantojuvenil, desenho.

Resumo

Esta pesquisa apresenta os caminhos metodológicos para a produção de um livro autoral, ilustrado para o público infantojuvenil, publicado pela Editora Mackenzie em 2021 como parte das comemorações do seu sesquicentenário aniversário e financiado pelo Mackpesquisa. Nosso objetivo foi pesquisar fontes biográficas sobre a vida e a obra do Pastor Presbiteriano George Whiterill Chamberlain (1839 - 1902) para a composição de uma narrativa acessível, a fim de integrar história e imagens discursivas.  Para tanto, problematizou-se questões relativas à roteirização, ilustração e o modo de narrar uma biografia em linguagem ilustrativa. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa em que o Estudo de Caso tornou-se uma opção e a natureza básica da proposta valorizou os aspectos relacionados às múltiplas dimensões da linguagem artística, especialmente a do desenho e ilustração. 

Biografia do Autor

Isabel Orestes Silveira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Isabel Orestes Silveira: Doutora em Comunicação e Semiótica pela (PUC/SP). Coordenadora de Extensão do CCL (Centro de Comunicaçãoe Letras) s docente do Curso de Publicidade, Propaganda e Marketing. da Universidade Presbiteriana

Referências

ACEVEDO, Juan. Como fazer história em quadrinhos. São Paulo: Global, 1990.

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo, Companhia das Letras. 1992.

BRAUDEL, Fernand. A dinâmica do Capitalismo. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.

CAGNIN, Antonio L. Abertura, in Calazans, Flavio M. A. (Ed .), As histórias em quadrinhos no Brasil: teoria e prática, São Paulo: UNESP, 1975.

EISNER,Will. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

FERREIRA, Júlio Andrade. História da Igreja Presbiteriana do Brasil. 2º. Vol. São Paulo: Casa editora Presbiteriana, 1992.

GARCEZ, Benedicto Novaes. Mackenzie. São Paulo: Casa Editora Presbiteriana, 1970.

MATOS, Alderi Souza de. Os Pioneiros Presbiterianos do Brasil . São Paulo: Cultura Cristã, 2004.

MENDONÇA, Antônio Gouvêa. O Celeste Porvir: a inserção do Protestantismo no Brasil. 3ª ed. São Paulo: EDUSP, 2008.

PARRA FILHO, Domingos; SANTOS, João Almeida. Metodologia Científica. São Paulo: Futura, 1998.

RIBEIRO, Boanerges. Protestantismo no Brasil Monárquico; 1822-1888: Aspectos Culturais de Aceitação do Protestantismo no Brasil. São Paulo: Pioneira, 1973.

SALLES, Cecilia Almeida. Redes da criação: construção da obra de arte. São Paulo: Horizonte, 2006.

SAKAMOTO, Cleusa Kazue. SILVEIRA, Isabel Orestes. Como fazer Projetos de Iniciação Científica. São Paulo: Editora Paulus, 2014.

SILVEIRA, Isabel Orestes. Tempo, Semiose e Cultura no Design Gráfico Brasileiro. Tese de doutorado apresentado à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica (PUC/SP), 2010.

ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. São Paulo: Ed. Autores Associados, 2006.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Silveira, I. O. (2022). Metodologia nos processos artísticos e científicos para a produção de livro ilustrado autoral. Revista Trama Interdisciplinar, 13(2), 83–94. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/15093

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)