Metodologia nos processos artísticos e científicos para a produção de livro ilustrado autoral
Palavras-chave:
Casal Chamberlain, Mackenzie, livro infantojuvenil, desenho.Resumo
Esta pesquisa apresenta os caminhos metodológicos para a produção de um livro autoral, ilustrado para o público infantojuvenil, publicado pela Editora Mackenzie em 2021 como parte das comemorações do seu sesquicentenário aniversário e financiado pelo Mackpesquisa. Nosso objetivo foi pesquisar fontes biográficas sobre a vida e a obra do Pastor Presbiteriano George Whiterill Chamberlain (1839 - 1902) para a composição de uma narrativa acessível, a fim de integrar história e imagens discursivas. Para tanto, problematizou-se questões relativas à roteirização, ilustração e o modo de narrar uma biografia em linguagem ilustrativa. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa em que o Estudo de Caso tornou-se uma opção e a natureza básica da proposta valorizou os aspectos relacionados às múltiplas dimensões da linguagem artística, especialmente a do desenho e ilustração.
Downloads
Referências
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo, Companhia das Letras. 1992.
BRAUDEL, Fernand. A dinâmica do Capitalismo. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.
CAGNIN, Antonio L. Abertura, in Calazans, Flavio M. A. (Ed .), As histórias em quadrinhos no Brasil: teoria e prática, São Paulo: UNESP, 1975.
EISNER,Will. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
FERREIRA, Júlio Andrade. História da Igreja Presbiteriana do Brasil. 2º. Vol. São Paulo: Casa editora Presbiteriana, 1992.
GARCEZ, Benedicto Novaes. Mackenzie. São Paulo: Casa Editora Presbiteriana, 1970.
MATOS, Alderi Souza de. Os Pioneiros Presbiterianos do Brasil . São Paulo: Cultura Cristã, 2004.
MENDONÇA, Antônio Gouvêa. O Celeste Porvir: a inserção do Protestantismo no Brasil. 3ª ed. São Paulo: EDUSP, 2008.
PARRA FILHO, Domingos; SANTOS, João Almeida. Metodologia Científica. São Paulo: Futura, 1998.
RIBEIRO, Boanerges. Protestantismo no Brasil Monárquico; 1822-1888: Aspectos Culturais de Aceitação do Protestantismo no Brasil. São Paulo: Pioneira, 1973.
SALLES, Cecilia Almeida. Redes da criação: construção da obra de arte. São Paulo: Horizonte, 2006.
SAKAMOTO, Cleusa Kazue. SILVEIRA, Isabel Orestes. Como fazer Projetos de Iniciação Científica. São Paulo: Editora Paulus, 2014.
SILVEIRA, Isabel Orestes. Tempo, Semiose e Cultura no Design Gráfico Brasileiro. Tese de doutorado apresentado à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica (PUC/SP), 2010.
ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. São Paulo: Ed. Autores Associados, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Isabel Orestes Silveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.