Afetividade na educação digital: como o entendimento das emoções colabora no processo de aprendizagem das diferentes gerações no ensino on-line

Português

Autores

  • Marili Moreira da Silva Vieira Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Jovanka Mariana de Genova Ferreira Universidade Mackenzie
  • Angela Zamora Cilento Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Afetividade; Educação digital; Meio Digital; Características Geracionais.

Resumo

O objetivo deste artigo é apontar como as diferentes gerações se relacionam com o meio digital na sociedade contemporânea e de que maneira isso impacta nas relações docente e discente. O estudo trará uma reflexão sobre como somos afetados por essa nova realidade virtual, o que repercute diretamente na conduta e atitude dos docentes e discentes na educação digital. O conhecimento da teoria sobre afetividade nesse contexto pode colaborar para que os envolvidos no processo de aprendizagem estejam atentos a essas características geracionais e seus diferentes modos de se relacionar com a tecnologia digital e, dessa maneira, possam contribuir para a construção de ambientes acolhedores para que alunos, com diferentes formações e vivências, atinjam seus objetivos educacionais. O estudo é feito a partir dos conceitos de Henri Wallon e de Rafael Bisquerra Alzina, para o tema afetividade, e, sobre características geracionais  a partir da pesquisa dos autores Jacques, Pereira, Fernandes, Oliveira. 

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Publicado

2022-06-23

Como Citar

Moreira da Silva Vieira, M., de Genova Ferreira, J. M., & Zamora Cilento, A. . (2022). Afetividade na educação digital: como o entendimento das emoções colabora no processo de aprendizagem das diferentes gerações no ensino on-line : Português. Revista Trama Interdisciplinar, 13(1), 56–75. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/15032

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