O papel do gestor no desenvolvimento de relações no Programa de Ensino Integral (PEI) na cidade de São Paulo
Palavras-chave:
Programa de Ensino Integral (PEI); Educação Pública; Educação Integral; Diretor Escolar; Gestor EscolarResumo
Este artigo apresenta o papel do gestor como construtor de laços entre os sujeitos que transitam no espaço escolar, laços esses que propiciam a construção de uma escola democrática e participativa. Trata-se de um recorte de uma pesquisa realizada em duas escolas públicas que desenvolvem o Programa de Ensino Integral, na cidade de São Paulo e em que participaram diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, professores e alunos. Os dados foram coletados ao longo de dois anos, com entrevistas, observação e análise documental, e a análise indica o protagonismo do diretor nesse processo. Atribui-se ao diretor o papel de articulador entre os sujeitos e os dados mostram o sucesso do processo pedagógico quando são desenvolvidas capacidades de liderança e protagonismo em todos os participantes que transitam no espaço escolar. Nesse sentido, enfatiza-se que as relações entre os profissionais da educação e os alunos, no PEI, envolvem o atendimento às suas necessidades pedagógicas, cognitivas e afetivas, e esses sujeitos identificam que as interações que estabelecem, em diferentes momentos e espaços, mobilizam mudanças importantes proporcionadas pelo PEI, como o desenvolvimento de habilidades e atitudes de todos, viabilizando ressignificação do papel que cada um deve desempenhar, na escola, promovendo aprendizagens que passam pela valorização do espaço escolar e pelo reconhecimento das relações humanas, com importante aprendizado pessoal e do outro. Para o desenvolvimento das relações humanas e do protagonismo juvenil, o gestor precisa contar com o apoio de todos os educadores, assim como dos alunos e das famílias destes, em um trabalho coletivo e colaborativo.
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