Walter Benjamin, infâncias e a Pedagogia Social: experiências sociopedagógicas desenvolvidas nos Centros de Educação Infantil do Bompar

Autores

  • Leandro Alves Lopes Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Maria Stela Santos Graciani Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Experiência. Adultocentrismo. Pedagogia Social. Walter Benjamin. BOMPAR. Infância.

Resumo

A Pedagogia Social vem sistematizando práticas libertarias que contribuí para a constituição de uma cultura democrática, gerando novas relações societárias. Mas para isso, é necessário, processos formativos emancipadores, desde o nascimento, o que pressupõe desconstruir concepções adultocentricas e compreender que os bebês e as crianças são sujeitos históricos, detentoras de direitos, que produzem cultura e saberes. Logo este artigo refletiu parte das experiências sociopedagógica desenvolvida em 18 unidades de educação infantil.  As técnicas metodológicas utilizadas foram análise de documentos institucionais e legislações, observação e roda de conversa. Os dados coletados foram analisados a partir das contribuições de Walter Benjamin. Um dos resultados é a necessidade de educadores sociais beberem do ‘novo’ que brota na educação infantil, para planejar práticas sociopedagógicas, socioculturais, sociopolíticas que considerem as infâncias e os dramas dos territórios.

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Biografia do Autor

Leandro Alves Lopes, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestrando em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (Defesa 19/08/2020). Membro do Grupo de Pesquisa em Pedagogia Social e do Projeto Lidando com novos espaços: crianças e adolescentes na apropriação do complexo arquitetônico do CEU Butantã (São Paulo, Brasil) ambos da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador Pedagógico Pastoral do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto. Coordenador da Pastoral do Menor da Região Episcopal Belém/Arquidiocese de São Paulo e assessor da Pastoral do Menor do Estado de São Paulo triênio 2018/2020. E-mail: leandro.alps1@gmail.com

Maria Stela Santos Graciani, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pedagoga e Mestre em Ciências Sociais pela PUC/SP, Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando e pesquisando nas áreas: Criança e Adolescente, Direitos Humanos, Segurança Pública, Políticas Públicas, Educação e Meio Ambiente. Coordena os Cursos de Pós Graduação Lato Senso de Formação em Políticas de Gestão e Segurança Pública, Pedagogia e do Núcleo de Trabalhos Comunitários, professora titular da PUC-SP, membro do Conselho de Ensino e Pesquisa da PUC-SP, do Centro Santo Dias Direitos Humanos da Arquidiocese de São Paulo e Assessora da Pastoral do Menor do Estado de São Paulo.

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Publicado

2021-04-16

Como Citar

Alves Lopes, L., & Stela Santos Graciani, M. . (2021). Walter Benjamin, infâncias e a Pedagogia Social: experiências sociopedagógicas desenvolvidas nos Centros de Educação Infantil do Bompar. Revista Trama Interdisciplinar, 11(1), 102–123. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/13869