Walter Benjamin, infâncias e a Pedagogia Social: experiências sociopedagógicas desenvolvidas nos Centros de Educação Infantil do Bompar
Palavras-chave:
Experiência. Adultocentrismo. Pedagogia Social. Walter Benjamin. BOMPAR. Infância.Resumo
A Pedagogia Social vem sistematizando práticas libertarias que contribuí para a constituição de uma cultura democrática, gerando novas relações societárias. Mas para isso, é necessário, processos formativos emancipadores, desde o nascimento, o que pressupõe desconstruir concepções adultocentricas e compreender que os bebês e as crianças são sujeitos históricos, detentoras de direitos, que produzem cultura e saberes. Logo este artigo refletiu parte das experiências sociopedagógica desenvolvida em 18 unidades de educação infantil. As técnicas metodológicas utilizadas foram análise de documentos institucionais e legislações, observação e roda de conversa. Os dados coletados foram analisados a partir das contribuições de Walter Benjamin. Um dos resultados é a necessidade de educadores sociais beberem do ‘novo’ que brota na educação infantil, para planejar práticas sociopedagógicas, socioculturais, sociopolíticas que considerem as infâncias e os dramas dos territórios.
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