Encontro e desencontros na passagem da educação infantil para o ensino fundamental

Autores

  • Kelen A. Galvão Pinheiro UFMT
  • Filomena Maria de Arruda Monteiro ufmt

Palavras-chave:

Palavras chaves: Infância; Criança; Vivencias; Experiências; Passagem da educação infantil para o ensino fundamental,

Resumo

Artigo resultante de pesquisa de cunho teórico, no qual se analisa a passagem das crianças da educação infantil para o ensino fundamental. Objetiva-se expandir a compreensão principalmente dos conceitos de infância, criança dentre outros referenciados pela educação infantil para o ensino fundamental. Na atual conjuntura, é imprescindível que se pense e reflita sobre o que para nós é a infância, a criança e seu papel transformador no mundo que enfrenta. Concomitante trataremos do que os documentos legais dizem sobre isso e qual é o lugar da infância nos primeiros anos do ensino fundamental. Convidamos o leitor a lançar um novo olhar sobre a infância e as ações que a mesma nos permite realizar. Nos embasam no estudo autores como, Richter (2008), Peripolli (2018), Corsaro (2011), Kramer (2006), Bueno (2018), BNCC, (2018), Oliveira-Formosinho (2008) entre outros.  

 

 

 

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Referências

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Publicado

2021-04-16

Como Citar

A. Galvão Pinheiro, K., & de Arruda Monteiro, F. M. . (2021). Encontro e desencontros na passagem da educação infantil para o ensino fundamental. Revista Trama Interdisciplinar, 11(1), 31–45. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/13851