Cultura como "necessidade formativa docente"

Autores

Palavras-chave:

Cultura. Formação de professores, Formação cultural de professores, Necessidade formativa docente.

Resumo

O artigo tem como foco as relações entre cultura e formação de professores, ao analisar sob que condições o acesso aos bens culturais se configura, hoje, como uma “necessidade formativa docente”. Discute, igualmente, de que modo essa suposta “necessidade” aparece construída em uma trama discursiva que orienta a formação do professor. Os movimentos teórico-metodológicos compreenderam a revisão de dados históricos, em uma perspectiva de inspiração genealógica, aliada à análise foucaultiana do discurso. Os estudos desenvolvidos, por sua vez, apontam para o fato de que a especial atenção dada à formação cultural de professores só é possível pelo fato de esse discurso, atualmente, multiplicar-se em diferentes espaços de enunciação, dentre os quais privilegiou-se, na análise, as pesquisas acadêmicas na área. Essa evidência, em particular, compõe uma dicursividade que, embora não homogênea, opera a favor da legitimação da ideia de um professor que “deve” formar-se culturalmente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Habckost Dalla Zen, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Professora do Mestrado em Gestão Educacional, Coordenadora do Fórum das Licenciaturas e professora das licenciaturas em Pedagogia e História e do curso de Gestão para Inovação e Liderança da UNISINOS.

Downloads

Publicado

2019-08-30

Como Citar

Dalla Zen, L. H. (2019). Cultura como "necessidade formativa docente". Revista Trama Interdisciplinar, 9(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/11595