Escalas de Automonitoramento e Autorreações para a Compreensão de Leitura: Estudos Psicométricos Iniciais

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Adriana Satico Ferraz
Acácia Aparecida Angeli dos Santos
Ana Paula Porto Noronha

Resumo

A Escala Automonitoramento para Ler (EAu-L) e a Escala de Autorreações para a Compreensão de Leitura (EAr-CL) foram construídas para avaliar dois processos-chave da dimensão comportamento autopercebido da autorregulação para aprendizagem de estudantes do ensino fundamental II. O objetivo da primeira parte desta pesquisa foi investigar as evidências de validade baseadas no conteúdo dessas escalas. Participaram três juízes especialistas e 16 estudantes. Por meio de análise qualitativa e quantitativa, os resultados indicaram que os itens das escalas são inteligíveis e representativos em termos teóricos e práticos. O objetivo da segunda parte do estudo foi analisar as evidências baseadas na estrutura interna e a fidedignidade das escalas. Nessa fase, participaram da pesquisa 522 estudantes. As análises fatoriais indicaram uma estrutura unifatorial para a EAu-L e de dois fatores para a EAr-CL. Ambas as escalas obtiveram índices adequados de fidedignidade. São previstos novos estudos para ampliar a qualidade psicométrica dessas escalas.

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