Família, Religião e Educação Sexual em Mulheres com Vaginismo: Um Estudo Qualitativo
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Resumo
O diagnóstico e o tratamento do vaginismo são complexos, envolvendo fatores biopsicossociais e insuficiente avaliação etiológica. Por conta disso, buscou-se discutir aspectos implicados ao vaginismo referentes à religião, família e educação sexual, sob a perspectiva de mulheres que apresentam vaginismo. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratório, com nove mulheres, que experienciaram vaginismo, acompanhado ou não de dispareunia. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados a partir da análise de conteúdo. Os resultados foram dispostos em duas categorias referentes às concepções apreendidas sobre sexo e a busca por conhecimento frente às lacunas de informações sobre sexualidade e disfunções sexuais. Percebe-se que uma educação sexual inadequada propicia desconhecimento, rigidez e equívocos, gerando insegurança. Portanto, é necessário instruir e conscientizar famílias, profissionais e os contextos religiosos acerca de formas saudáveis e construtivas de abordar a sexualidade, respeitando crenças e valores. Aponta-se ademais para a necessidade aprimoramento na prestação de serviços em saúde para esta população.
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