Comunicação de Estudantes com TEA: Uma Intervenção Baseada na Autorregulação da Aprendizagem

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Andréia Teixeira Leão
Siglia Pimentel Hoher Camargo
Lourdes Maria Bragagnolo Frison

Resumo

Dificuldades nas habilidades de comunicação/socialização representam uma das principais barreiras para a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Enquanto público-alvo da educação especial, alunos com TEA devem frequentar a sala de aula comum, podendo receber o suporte do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contraturno de sua escolarização. Este estudo investigou se uma intervenção ancorada na autorregulação da aprendizagem no contexto do AEE contribui para o incremento da comunicação dos participantes neste mesmo contexto e na sala de aula. Foi utilizado um delineamento experimental de linha de bases múltiplas através de três participantes. Os resultados demonstraram um aumento na frequência de iniciativas não verbais e o uso do contato ocular em respostas aos parceiros de comunicação no AEE. Não houve generalização desses ganhos para o contexto de sala de aula comum. Implicações e relevância dos resultados para a inclusão de alunos com autismo são discutidas.

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Como Citar
Leão, A. T., Camargo, S. P. H., & Frison, L. M. B. (2019). Comunicação de Estudantes com TEA: Uma Intervenção Baseada na Autorregulação da Aprendizagem. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 21(3), 473–500. https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n3p473-500
Seção
Desenvolvimento Humano - Seção Especial: Transtorno do Espectro Autista

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