Efeitos de Intervenção Comportamental em Contexto Escolar sobre a Desatenção e Hiperatividade
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Resumo
Estudos sobre Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são modelo para se entender como comportamentos de desatenção, hiperatividade e impulsividade são expressos no ambiente escolar. Este trabalho analisa a implementação de um guia de manejo, elaborado com base na Análise do Comportamento, para redução de comportamentos de desatenção e hiperatividade, em uma classe regular. Foram acompanhados 29 alunos do 2º ano de um Centro de Educação Integral de Curitiba, entre 6 e 8 anos, sendo 2 turmas separadas em Grupo Experimental (GE), na qual foi implementado o procedimento, e Grupo Controle (GC). O perfil comportamental foi avaliado pelos pais (CBCL/6-18) e pelos professores (TRF/6-18) antes e após a intervenção, juntamente a um protocolo de observação para o professor. Por meio das respostas dos professores ao TRF/6-18 e ao protocolo de observação, os resultados mostraram redução da frequência de comportamentos de desatenção e hiperatividade nos alunos do GE.
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