Novidade nas normas de submissão se artigos - Adoção do CRediT (Contributor Roles Taxonomy)
Publicado el 2024-10-07
Estimados autores,
Com o objetivo de adequar-se aos padrões internacionais de boas práticas editoriais, informamos que, a partir do dia 07/10/2024, a Revista Psicologia: Teoria e Prática passará a adotar, em suas folhas de rosto, o sistema CRediT (Contributor Roles Taxonomy) para a especificação de créditos em publicações científicas. O sistema CRediT é uma iniciativa vinculada às práticas de Ciência Aberta.
O que é a especificação CRediT (Contributor Roles Taxonomy)?
A especificação CRediT é um sistema de categorização que define as diferentes funções e contribuições que os pesquisadores podem ter desempenhado em um projeto ou publicação científica. Essa abordagem facilita a identificação das contribuições individuais, promovendo um reconhecimento mais justo e claro das funções de cada autor.
Quais os benefícios dessa mudança?
Esse sistema de atribuição de autoria permite que os autores indiquem com maior precisão e clareza as contribuições de cada colaborador. O objetivo é oferecer maior transparência sobre quem fez o quê, ajudando a reconhecer adequadamente o trabalho de todos os envolvidos.
Como utilizar a especificação CRediT?
O sistema de taxonomia contempla as seguintes categorias:
- Conceitualização (Autoria): Formulação ou evolução de objetivos e metas de pesquisa.
- Curadoria de Dados (Agradecimentos): Gerenciamento para anotar (produzir metadados), limpar dados e manter dados de pesquisa (incluindo código de software, quando necessário para interpretar os dados) para uso inicial e reutilização posterior.
- Análise Formal (Autoria): Aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar dados de estudo.
- Aquisição de Financiamento (Agradecimentos): Obtenção de apoio financeiro para o projeto que deu origem a esta publicação.
- Investigação (Autoria): Condução de experimentos ou coleta de dados/evidências.
- Metodologia (Autoria): Desenvolvimento ou desenho de metodologia; criação de modelos.
- Administração do Projeto (Agradecimentos): Coordenação do planejamento e execução das atividades de pesquisa.
- Recursos (Agradecimentos): Fornecimento de materiais de estudo, reagentes, pacientes, amostras de laboratório, animais, instrumentação ou outras ferramentas de análise.
- Software/Programas de Computador (Agradecimentos): Desenvolvimento de software, criação de programas de computador, implementação de código de computador e algoritmos de suporte; teste de componentes de código existentes.
- Supervisão (Agradecimentos): Liderança no planejamento e execução das atividades de pesquisa, incluindo orientação externa à equipe principal.
- Validação (Agradecimentos): Verificação da replicação/reprodutibilidade geral dos resultados/experimentos e outros resultados da pesquisa.
- Visualização (Agradecimentos): Criação e apresentação de dados.
- Escrita - Esboço Original (Autoria): Preparação e redação do rascunho inicial do trabalho (incluindo tradução substantiva).
- Escrita - Revisão e Edição (Autoria): Revisão crítica, comentário ou edição do trabalho.
- Conceitualização
- Metodologia
- Análise Formal
- Investigação
- Escrita – Esboço Original
- Escrita – Revisão e Edição
- Autor 1: Escrita – Revisão e Edição [2]; Metodologia [1]; Supervisão
- Autor 2: Escrita – Esboço Original [2]; Análise Formal [1]; Administração do Projeto
- Autor 3: Escrita – Rascunho [2]; Conceitualização [1]; Validação
- Autor 4: Escrita – Revisão e Edição [2]; Metodologia [1]; Investigação
- Agradecimento 1: Recursos; Supervisão
- Agradecimento 2: Administração do Projeto