Estratégias de enfrentamento de estudantes com sintomas do TDAH para adaptação acadêmica

Clarissa Tochetto de Oliveira, Ana Cristina Garcia Dias

Resumo


O objetivo deste estudo foi identificar as principais dificuldades encontradas por estudantes universitários com sintomas do TDAH no ingresso na universidade e verificar quais estratégias de enfrentamento estão associadas com uma melhor adapta­ção acadêmica. Participaram do estudo 28 estudantes universitários. Os dados foram coletados coletivamente em sala de aula por meio de questionários de autorrelato. As dificuldades relatadas pelos participantes foram submetidas à análise de conteúdo. Também foram estimadas correlações (Pearson) entre as variáveis. Os resultados su­gerem que as dificuldades mais frequentes se referem à necessidade de maior autono­mia, concentração e raciocínio, à relação com colegas e à falta de informação por parte dos cursos. Verificou-se também que determinadas estratégias de enfrentamen­to estão associadas com a melhor adaptação acadêmica. Conclui-se que o conheci­mento das dificuldades encontradas e das estratégias que podem auxiliar os estudantes com sintomas do TDAH na adaptação acadêmica pode embasar intervenções especí­ficas para esse público.

Palavras-chave: TDAH; dificuldades; estratégias de enfrentamento; adaptação acadê­mica; estudantes universitários.


Texto completo:

PDF