Evocação de Termos Mentais por Pré-Escolares: Um Estudo com Narrativa por Imagem

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Marisa Cosenza Rodrigues
Nathalie Nehmy Ribeiro
Priscila Campos Cunha

Resumo

O estudo investigou a evocação de termos mentais em pré-escolares. As crianças foram recrutadas em uma escola particular de uma cidade mineira, as quais realizaram a leitura de um livro contendo narrativa por imagem. Mediante critério de conveniência, selecionaram- se 17 crianças de 5 anos e 17 de 6. Realizou-se a leitura individual do livro; os relatos foram gravados, transcritos e codificados com base na seguinte taxonomia: termos cognitivos, emocionais, de desejo/intenção e perceptivos. Os resultados evidenciaram que as crianças de 5 anos evocaram mais termos mentais (362) do que as de 6 (289). As mais velhas evocaram termos mais sofisticados, sugerindo que estas tendem a expressar uma linguagem mental mais elaborada em relação às crianças de 5 anos. A ênfase nos termos perceptivos evidencia que os dois grupos focalizaram as ações físicas dos personagens, colocando em discussão a estrutura do livro Truks (FURNARI, 1998) e realçando a necessidade de novas pesquisas com outros livros que contenham estruturas diferenciadas.

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