Análise de Manuais de Testes Psicológicos Aprovados pelo Satepsi para Avaliação de Adultos

Conteúdo do artigo principal

Caroline Tozzi Reppold
Adriana Jung Serafini
Léia Gonçalves Gurgel
Emília dos Santos Magnan
Marina Damion
Vanessa Kaiser
Leandro da Silva Almeida

Resumo

Objetivou-se analisar os testes psicológicos voltados para a avaliação da personalidade, ajustamento emocional e carreira, levando-se em conta a adequação das evidências de validade. Consideraram-se os instrumentos construídos para o público adulto (a partir de 18 anos), aprovados pelo SATEPSI para avaliação destes construtos. Nos instrumentos, identificou-se: autor, construto avaliado, idade da amostra de normatização e idade de indicação. A pesquisa resultou na seleção de 60 testes destinados à avaliação da personalidade, ajustamento emocional e fatores relacionados à carreira para adultos. Destes, 15 ofereciam medidas psicométricas para traços de personalidade, 11 avaliavam o construto personalidade por meio do método projetivo, 20 foram utilizados para mensurar ajustamento emocional de adultos e 14 avaliavam questões relacionadas à carreira. Conclui-se que é necessário que as informações dos testes psicológicos sejam esclarecidas em alguns manuais, maior fiscalização referente aos estudos de normatização e a importância  da manutenção e aprimoramento do trabalho do SATEPSI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Avaliação Psicológica

Referências

Allen, M. J., & Yen, W. M. (2002). Introduction to measurement theory. Long Grove, IL: Waveland Press.

Ambiel, R. A., Pereira, C. P. da S., & Moreira, T. da C. (2015). Produção científica em avaliação psicológica no contexto educacional: enfoque nas variáveis socioemocionais. Avaliação Psicológica, 14(3), 339–346. doi:10.15689/ap.2015.1403.05

Anache, A., & Correa, F. (2010). As políticas do Conselho Federal de Psicologia para a avaliação psicológica. In Conselho Federal de Psicologia (Org.). Avaliação Psicológica: diretrizes na regulamentação da profissão. Brasília: CFP.

Andrade, J., & Salles, J. (2017). A diferenciação entre avaliação psicológica e testagem psicológica: questões emergentes. In M. R. C. Lins & J. C. Borsa, Avaliação psicológica: aspectos teóricos e práticos (Vol. 1), Petrópolis: Vozes.

Bornstein, R. F. (2007). Toward a process-based framework for classifying personality tests: comment on Meyer and Kurtz (2006). Journal of Personality Assessment, 89(2), 202–207. doi:10.1080/00223890701518776

Cardoso, L. M., & Villemor-Amaral, A. E. (2017). Critérios de cientificidade dos métodos projetivos. In M. R. C. Lins & J. C. Borsa. Avaliação psicológica: aspectos teóricos e práticos (Vol. 1). Petrópolis: Vozes.

Conselho Federal de Psicologia (2003). Resolução n. 002/2003. Define e regulamenta o uso, a elaboração e a comercialização de testes psicológicos e revoga a Resolução CFP n. 025/2001. Recuperado em 15 de dezembro, 2015, de https://site. cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/05/resoluxo022003.pdf

Conselho Federal de Psicologia (2004). Resolução CFP n. 006/2004. Altera a Resolução CFP n. 002/2003. Recuperado em 15 de dezembro, 2015, de https://site.cfp. org.br/wp-content/uploads/2004/06/resolucao2004_6.pdf

Conselho Federal de Psicologia (2012). Resolução CFP n. 005, de 8 de março de 2012. Altera a Resolução CFP n. 002/2003, que define e regulamenta o uso, a elaboração e a comercialização de testes psicológicos. Recuperado em 15 de dezembro, 2015, de https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/03/Resolucao_ CFP_005_12_1.pdf

Conselho Federal de Psicologia (2013). Cartilha Avaliação Psicológica. Brasília: CFP.

Diniz, A. M., Almeida, L. S., & Pais, L. G. (2007). Contextos profissionais e práticas de avaliação psicológica: Inquérito aos psicólogos portugueses. Psico-USF, 12, 1–12. doi:10.1590/S1413-82712007000100002

Hunsley, J., & Mash, E. J. (2007). Evidence based assessment. Annual Review of Clinical Psychology, 3, 29–51.doi:10.1146/annurev.clinpsy.3.022806.091419

Hutz, C. S. (2015). O que é avaliação psicológica: métodos, técnicas e testes. In C.S. Hutz, D. R. Bandeira, & C. M. Trentini (Orgs.). Psicometria. Porto Alegre: Artmed.

Hutz, C. S., & Primi, R. (2006). Psychological assessment in Brazil: current trends and challenges. The Score (Newsletter APA), 37, 17–18. International Test Commission (2013). ITC Guidelines on Test Use: Final version. Recuperado em 15 de dezembro, 2018, de https://www.intestcom.org/files/ guideline_test_use.pdf

Meyer, G. J., & Kurtz, J. E. (2006). Advancing personality assessment terminology: time to retire “objective” and” projective” as personality test descriptors. Journal of Personality Assessment, 87(3), 223–225. doi:10.1207/s15327752jpa8703_01

Noronha, A. P. P. (2002a). Análise de testes de personalidade: qualidade do material, das instruções, da documentação e dos itens qualidade de testes de personalidade. Estudos de Psicologia, 19(3), 55–65. doi:10.1590/S0103-166X2002000300006

Noronha, A. P. P. (2002b). Qualidades psicométricas de instrumentos de avaliação utilizados no contexto educacional. Boletim de Psicologia, 52(117), 129–140.

Noronha, A. P. P., Beraldo, F. N. D. M., & Oliveira, K. L. D. (2003). Instrumentos psicológicos mais conhecidos e utilizados por estudantes e profissionais de Psicologia. Psicologia Escolar e Educacional, 7(1), 47–56.

Noronha, A. P. P., Freitas, F. D., & Ottati, F. (2003). Análise de instrumentos de avaliação de interesses profissionais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 19(3), 287–291. doi:10.1590/S0102-37722003000300011

Noronha, A. P. P.; Primi, R., & Alchieri, J. C. (2004). Parâmetros psicométricos: uma análise de testes psicológicos comercializados no Brasil. Psicologia Reflexão e Crítica, 24(4), 88–99. doi:10.1590/S1414-98932004000400011

Noronha, A. P. P., Primi, R., & Alchieri, J. C. (2005). Instrumentos de avaliação mais conhecidos/utilizados por psicólogos e estudantes de psicologia. Psicologia: Reflexão e Crítica, 18(3), 390–401. doi:10.1590/S0102-79722005000300013

Noronha, A. P. P., & Reppold, C. T. (2010). Considerações sobre a avaliação psicológica no Brasil. Psicologia: Ciência e Profissão, 30(Esp.), 192–201. doi:10.1590/S14 14-98932010000500009

Noronha, A. P. P., Sartori, F. A., Freitas, F. A., & Ottati, F. (2001). Informações contidas nos manuais de testes de inteligência publicados no Brasil. Psicologia em Estudo, 6(2), 101–106. doi:10.1590/S1413-73722001000200014

Noronha, A. P. P., Sartori, F. A., Freitas, F. A., & Ottati, F. (2002). Informações contidas nos manuais de testes de personalidade. Psicologia em Estudo, 7(1), 143–149. doi:10.1590/S1413-73722002000100017

Pasquali, L. (1999). Instrumentos psicológicos: manual prático de elaboração. Brasília: LabPAM, Ibapp. Primi, R. (2010). Avaliação psicológica no Brasil: fundamentos, situação atual e direções para o futuro. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26(25 anos), 25–36. doi:10.1590/ S0102-37722010000500003

Reppold, C. T., Gurgel, L. G., & Schiavon, C. C. (2015). Research in Positive Psychology: a systematic literature review. Psico-USF 20(2), 275–285. doi:10.1590/1413-827 12015200208

Reppold, C. T., & Serafini, A. J. (2010). Novas tendências no ensino da avaliação psicológica. Avaliação Psicológica, 9(2), 323–329.

Reppold, C. T., Serafini, A. J., Gurgel, L. G., & Kaiser, V. (2017). Avaliação de aspectos cognitivos em adultos: análise de manuais de instrumentos aprovados. Avaliação Psicológica, 16(2), 137–144. doi:10.15689/AP.2017.1602.03

Reppold, C. T., Serafini, A. J., Ramires, D. A., & Gurgel, L. G. (2017). Análise dos manuais psicológicos aprovados pelo SATEPSI para avaliação de crianças e adolescentes no Brasil. Avaliação Psicológica, 16(1), 19–28. doi:10.15689/ap.2017.1601.03

Santos, A. M. D., Anache, A. A., & Santana, R. C. D. (2015). Overview of Brazilian Scientific Production in Psychological Evaluation. Psico-USF, 20(3), 547–559. doi:10.1590/1413-82712015200315

Serafini, A. J., Budzyn, C. S., & Fonseca, T. L. R. (2017). Tipos de testes: características e aplicabilidade. In M. R. C. Lins & J. C. Borsa. Avaliação psicológica: aspectos teóricos e práticos (Vol. 1). Petrópolis: Vozes.

Urbina, S. (2007). Fundamentos da testagem psicológica. Porto Alegre: Artmed.

Wagner, E. E. (2008). Beyond “objective” and “projective”: a logical system for classifying psychological tests: comment on Meyer and Kurtz (2006). Journal of Personality Assessment, 90(4), 402–405. doi:10.1080/00223890802108246